As ações que serão desenvolvidas na gestão de Lúdio Cabral na prefeitura de Cuiabá vão reduzir a pobreza e as desigualdades. A candidata a vice-prefeita de Cuiabá, Rafaela Fávaro, destaca a criação de um Programa de Aquisição de Alimentos municipal, que visa comprar a produção da agricultura familiar e ampliar a segurança alimentar.
Além disso, a implementação de um banco de alimentos fortalecerá o combate à fome e à desnutrição, garantindo que alimentos cheguem às mesas das famílias mais necessitadas.
“Hoje há cerca de 90 mil pessoas, que representam 14% da população, vivendo em situação de extrema pobreza em Cuiabá, segundo o CAD Único. É uma grande parcela da população dependendo de programas sociais para garantir a comida na mesa todos os dias”, declarou a candidata.
Outro ponto destacado por Rafaela é o investimento em projetos de agricultura urbana, como quintais produtivos e hortas comunitárias em espaços públicos ociosos. “Essas iniciativas são fundamentais para combater a fome em regiões de vulnerabilidade social, além de promover a inclusão e o empoderamento das comunidades”, ressalta Rafaela.
Para a candidata a vice-prefeita, a transformação dessa realidade passa por uma gestão pública eficiente, que não apenas incentive a produção de riqueza de forma sustentável, mas também assegure sua distribuição justa, diminuindo as gritantes desigualdades sociais observadas atualmente.
Desenvolvimento econômico e geração de empregos
Rafaela Fávaro também enfatiza a importância de uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Segundo ela, há um grande desafio a ser enfrentado: a alta taxa de desemprego entre os jovens da periferia, com idades entre 16 e 24 anos.
“Precisamos abordar o despreparo profissional desses jovens com urgência. Os cursos de qualificação, esportes, lazer e educação básica devem ser prioridades, pois um jovem preparado é menos vulnerável às drogas e outras influências negativas”, pontua a candidata.
O plano de Lúdio propõe um novo modelo econômico para Cuiabá, com ênfase em serviços de tecnologia, apoiado por uma base industrial e comercial robusta. O incentivo às micro, pequenas e médias empresas é outro pilar do projeto, visando fortalecer o ecossistema de negócios local
Além disso, há uma clara aposta no incremento da agricultura familiar, a partir de iniciativas como assistência técnica e microcrédito.
“Cuiabá pode se consolidar como um centro de referência no complexo industrial do agronegócio, com foco na agricultura 4.0, além de ser um HUB logístico integrado com a economia solidária, comércio, serviços e turismo”, finaliza Rafaela.
Lúdio é candidato a prefeito pela Coligação Coragem e Força para Mudar, composta pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), pela Federação PSOL-Rede e pelo PSD, que tem Rafaela Fávaro como candidata a vice-prefeita na chapa.