O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpre 14 ordens judiciais contra membros da facção criminosa Comando Vermelho, em Nova Xavantina (658 km de Cuiabá). São nove mandados de busca e apreensão e cinco de quebra de sigilo telefônico no âmbito da Operação 1ª Expansão, deflagrada nesta quinta-feira (5). As investigações apuraram, até o momento, a participação de, pelo menos, cinco pessoas na organização criminosa.

Segundo o Gaeco, a apuração teve início após os agentes de Barra do Garças terem acesso a informações sobre a forma de atuação da organização e identificação de alguns supostos faccionados do Comando Vermelho atuantes na cidade de Nova Xavantina.

A facção criminosa domina o tráfico de drogas e outros crimes na região, configurando a atuação de seus membros, em tese, na prática, dentre outros, dos crimes do art. 2º da Lei nº 12.850/13 e art. 33 da Lei nº 11.343/2006. Dando continuidades às apurações, foram tomadas as medidas jurídicas que culminaram com as ordens judiciais de buscas e apreensões e outras medidas expedidas na operação realizada nessa quinta-feira.

O termo “1ª Expansão”, que se refere ao nome da operação, é em alusão ao fato de que o Gaeco- Unidade de Barra do Garças – está expandindo suas Investigações além dos limites da comarca de Barra do Garças, com objetivo de abranger todas as cidades do Vale do Araguaia.

(HNT)