A seleção brasileira realizou nesta terça-feira, no CT do Caju, do Athletico-PR, o primeiro treino com todos os 23 convocados à disposição.
A imprensa pôde acompanhar apenas os primeiros 15 minutos da atividade, período em que o técnico Dorival Júnior teve uma conversa reservada com o atacante Estêvão, de apenas 17 anos, que tem sua primeira oportunidade com a amarelinha.
Enquanto isso, fora de campo ocorria uma movimentação intensa para encontrar quem estava controlando um drone que sobrevoava o campo.
Seguranças da CBF, guardas municipais de Curitiba e policiais militares foram mobilizados para capturar o objeto voador e seu operador.
Após alguns minutos de busca, três homens foram identificados como responsáveis pelo drone. Um deles é brasileiro, outro é venezuelano e outro é equatoriano (que inicialmente disse ser colombiano).
Embora os envolvidos neguem, a Polícia Militar não descarta que o trio estivesse a serviço da seleção equatoriana:
– A gente trabalha com essa hipótese, visto que na primeira abordagem ele foi bem relutante e não passou informação, passando até dados falsos sobre sua identificação. Mas ainda não temos a total fundamentação para fazer esse encaminhamento – declarou o tenente Taborda, responsável pelo caso.
A suspeita de espionagem é reforçada pelo fato de de os homens terem escondido o drone, lançando-o em uma área de mata.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/2/U/uTyl2PRlm36ZoFEAO6tA/whatsapp-image-2024-09-03-at-16.40.12.jpeg)
Homem detido por utilizar drone para filmar treino da Seleção — Foto: Bruno Cassucci
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/v/7/FpMinKSI2ehyCL7Cakpg/whatsapp-image-2024-09-03-at-16.40.12-1-.jpeg)
Equatoriano detido disse ser colombiano e usava camisa do Brasil — Foto: Bruno Cassucci
Dorival Júnior ainda comanda mais dois treinos antes da partida contra o Paraguai, sexta-feira, às 22h (de Brasília).
O Brasil tenta se reabilitar nas Eliminatórias da Copa do Mundo após quatro rodadas sem vitórias – empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina. Com sete pontos em seis jogos, a Seleção ocupa o sexto lugar da competição, o último que garante vaga direta no Mundial de 2026.
Veja a lista de convocados para a seleção brasileira*:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), William (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
- Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Lucas (São Paulo) e Vinicius Junior (Real Madrid).
*William e Lucas foram convocados para os lugares de Yan Couto e Savinho, respectivamente, que foram cortados. (GE)