Especialista em gestão em Saúde, o médico sanitarista e candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral garantiu a reabertura das policlínicas do Coxipó e do Planalto já no primeiro ano de gestão. Ele foi entrevistado na noite de terça-feira (27) no programa Opinião, da TV Pantanal. Lúdio assegurou ainda que irá acelerar as reformas em andamento nessas unidades ao mesmo tempo em que irá requalificar a policlínica do CPA, para atuação em conjunto com a rede primária.
“A atenção primária em Saúde, os postos de saúde, precisam de uma rede de referência. São as policlínicas que fazem esse papel, mas essa rede foi sendo deteriorada em Cuiabá ao longo dos anos. Fecharam as policlínicas e nós vamos reabrir todas ele construir duas novas”, disse o candidato. As novas unidades serão construídas na região Oeste e na região do bairro Osmar Cabral.
“Cuiabá tinha quatro policlínicas da rede de referência secundária, uma em cada região. Essa rede foi desenhada quando o Júlio Müller foi secretário do governo Dante. Na policlínica você encontrava pronto atendimento com médico clínico, pediatra e especialidades como cardiologias, ginecologista, cirurgião geral, ortopedista, pneumologista, dermatologista, nutricionista, psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta e os exames. Mas eles fecharam essas unidades e nós vamos reabrir todas”, assegurou Lúdio.
O candidato lembrou também que o principal problema de Cuiabá atualmente é a saúde pública. Para Lúdio, este tema deve ser tratado com responsabilidade e seriedade nas discussões e a população deve avaliar as propostas. Lúdio também reforçou que será a boa gestão em saúde a responsável por tirar o município da crítica situação financeira verificada pelos órgãos de controle.
“O maior volume das despesas está na saúde. Saúde é o principal problema que a população da cidade enfrente e é a má gestão da Saúde que está criando toda a dificuldade financeira do município de Cuiabá. Essa é a eleição da saúde. Essa é a eleição que terá que colocar no comando da cidade um prefeito que entenda de saúde, que entenda de gestão na saúde, porque é a gestão na saúde que vai dar qualidade no atendimento à população e vai também sanar os problemas financeiros, superar o endividamento e oxigenar a gestão financeira na saúde. Então, é a hora de enfrentarmos o principal problema da cidade”, defendeu Lúdio.
Durante a entrevista, o candidato também assegurou que irá realizar auditoria técnica e contábil em todos os contratos da Saúde e buscar apoio dos órgãos de controle para solucionar casos em que sejam verificadas irregularidades.
“Os problemas na saúde são complexos e vem crescendo nas últimas gestões, então é fundamental realizar essa auditoria para entender o que aconteceu. E isso não é fazer caças às bruxas, fazer perseguição. Isso significa que teremos o domínio da realidade financeira do município. Nós precisamos de responsabilidade fiscal e responsabilidade na execução do orçamento da cidade. Temos que ter a melhor eficiência possível para arrecadar, sem aumentar um centavo de imposto para a nossa população. Temos que ter maior eficiência na execução das tarefas, para que cada real aplicado produza o melhor resultado possível para a população da nossa cidade”, finalizou.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita. A coligação “Coragem e Força pra Mudar” é formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.