O candidato a vice-prefeito pela coligação Juntos por uma Jaciara para Todos, Cláudio Ximenes (NOVO), que compõe dupla com o vereador e candidato a prefeito, Charles Fernando (PSDB), registrou um boletim de ocorrência denunciando o fato de um veículo da Prefeitura de Jaciara estar estacionado próximo ao ginásio do Colégio Dom Bosco, local onde mais tarde aconteceria o lançamento da candidatura à reeleição da prefeita Andréia Wagner.
De acordo com a denúncia, o veículo estaria, supostamente, a serviço da campanha eleitoral de Andréia e Zilá, sendo a denúncia explorada pela citada coligação nas mídias sociais.
No entanto, após diligênciasda Polícia Civil no local onde o carro estava estacionado próximo ao ginásio, constatou-se que o veículo foi utilizado para transportar os colaboradores que faziam a manutenção de todo o canteiro central da Avenida Antônio Ferreira Sobrinho.
Os agentes atestaram, conforme relatado no Boletim de Ocorrências que, não constataram o uso do carro da prefeitura nos preparativos para o evento político.
Os investigadores relataram ainda que, entraram no ginásio, e que, também, não foi constatada a presença de nenhum servidor público municipal, fato também apontado na denúncia pelos adversários.
“Com base na diligência realizada e nas informações obtidas, não foi possível constatar a veracidade dos fatos noticiados no B.O 2024.253882. A presença do veículo da prefeitura nas proximidades do evento, a estrutura montada dentro do salão, e a ausência de evidências concretas sobre o envolvimento de funcionários públicos não caracterizam, por si só, o uso da máquina pública em campanha”, diz trecho da conclusão policial.
Fake News – A desinformação e a propagação de notícias falsas é motivo de preocupação, uma vez que pode afetar significativamente o resultado eleitoral. No entanto, vale destacar que o Código Penal brasileiro já dispõe de dispositivos que podem ser aplicados a diversas formas de fake news, independentemente do contexto eleitoral. Crimes como calúnia, difamação, injúria e até estelionato abrangem condutas frequentemente associadas à disseminação de notícias falsas.