O deputado estadual e candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), após sofrer violência eleitoral contra a sua honra juntamente com a mãe, Maria Neres, esposa Eliane Moreira e toda a família – os colegas parlamentares da Assembleia Legislativa, em sessão plenária, nesta quarta-feira (28), manifestaram solidários à situação. Também lamentaram a atitude do adversário Cláudio Ferreira (PL) por ter sido capaz de lançar informações levianas para prejudicar a imagem do emedebista na campanha eleitoral.

Médico há 40 anos, o deputado estadual Dr. João considerou injusto ver que em um debate político democrático foi abordado pelo peelista a doença enfrentada pela mãe de Silva, que sofre de esquizofrenia aguda. “Essa doença chamada esquizofrenia, distorce e acaba com o psíquico da pessoa, em que a leva para reações violentas, alucinações, delírios, dificuldades de convívio e isolamento social. A grande maioria das pessoas com essa patologia, pelo menos uma vez na vida, tentam o suicídio – sendo que de 10 a 15% conseguem tirar a própria vida”, explica.

O deputado estadual Diego Guimarães, externou sua solidariedade em nome de toda a sua família e do partido Republicanos que faz parte. “Um ataque desnecessário e baixo contra à sua mãe e esposa. A gente conhece a história de Thiago Silva, como Rondonópolis e a sua família também. Nós sabemos como ele é temente a Deus – sendo da Igreja Assembleia de Deus, vocacionado na política e focado no social. Eu o conheço pelo trato que tem com a sua família. Me coloco à disposição. Rondonópolis tem que saber distinguir quem é quem, focado nas ideias, propostas e na melhoria de qualidade de vida”, posiciona.

Janaina Riva disse que só agora tomou conhecimento que Thiago não foi criado pela mãe devido à doença. “Thiago teve a sua honra atingida, sendo que cuida da mãe junto da esposa e irmã. É muito difícil ter uma família que não tenha qualquer tipo de deficiência, seja física ou mental – ainda mais quando é a mãe que é o esteio de qualquer filho, onde Thiago Silva não teve a criação por causa da insanidade mental da mãe. Ele é integro e se preocupa com todos e é um dos deputados que tem mais ações leis e projetos em prol da saúde mental na Assembleia Legislativa”, comentou.

Thiago Silva agradeceu o apoio dos colegas e expôs que sempre defendeu as melhorias para a saúde no estado de Mato Grosso, principalmente na área da saúde mental. “Não tive a oportunidade de ser criado pela minha mãe, não tive a presença dela na minha infância e adolescência e na juventude. Tive a presença do meu pai e sempre que ele me levava para visitá-la, muitas vezes, ela estava internada no Hospital Psiquiátrico. Aqueles que não tem propostas, neste momento de campanha, tentam baixar o nível. A gente quer fazer uma campanha propositiva. Em nome da minha família, quero repudiar todos os ataques e a cada ataque – vamos apresentar uma proposta para contribuir com o desenvolvimento da cidade de Rondonópolis”, finalizou.