Com o objetivo de fortalecer a economia através da criação de negócios e implantação de novas empresas e startups voltadas para a inovação tecnológica no agronegócio, o candidato à Prefeitura Municipal, Thiago Silva (MDB), propôs a criação de um Centro de Tecnologia e Inovação no Plano de Governo, visando garantir o aumento da competitividade no ramo da tecnologia, apoio à pesquisa, geração de empregos diretos e indiretos e a diversificação da matriz econômica, agregando valor à matéria-prima e estímulo à industrialização.
“Precisamos investir no desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisa para o pequeno e o grande produtor ampliar a produtividade, gerar renda e assim dinamizar a economia local. Temos importantes referências no país, como Florianópolis, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente – o Centro de Inovação ACATE Primavera, que é a principal representante do empreendedorismo tecnológico e inovador, em Santa Catarina. Nosso foco será aproveitar e potencializar o nosso ecossistema na área da ciência e tecnologia para formar empreendimentos na área da agricultura familiar, agronegócio e gerar postos de trabalho com bons salários para a população”, comentou Thiago.
Ele também acrescenta que é preciso pensar em novas alternativas econômicas, pois com a extensão dos trilhos da ferrovia para a região norte do Estado, se faz necessário investir na ciência e tecnologia com a criação do Centro de Inovação que será fundamental para garantir a diversificação da economia, industrialização, a chegada de novas startups, aceleradoras e mais e oportunidades para a população. “Precisamos aprimorar e realizar investimentos em tecnologia para que as produções agrícolas oriundas do algodão, milho, soja e outros cultivos possam ampliar as oportunidades durante o processo de produção sustentável, comercialização e de exportação”, relata.
Desde 2019, no Parlamento Estadual, Thiago Silva defende a instalação de um Centro de Tecnologia e Inovação em Rondonópolis e, assim, facilitar a conexão entre empresas consolidadas, empreendedores e profissionais qualificados para a criação de soluções conjuntas em relação às demandas existentes em nosso Estado.