Uma longa área de mata dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – e próxima aos paredões de rocha – está sendo consumida por vários focos de incêndio na tarde desta sexta-feira (23).

O Corpo de Bombeiros informou que no momento há uma equipe no local com um caminhão de combate.

De acordo com informações iniciais, o fogo começou junto ao acostamento da rodovia MT-251, próximo à subestação de energia da cidade, onde houve um incêndio na tarde de quinta (22).

Apesar de combatido por diversas equipes, o fogo desceu a chamada “estrada do linhão” e se espalhou pelos paredões de Chapada.

Brigadistas no local estão analisando a possibilidade de utilizar o “contra-fogo” a partir das fazendas situadas serra abaixo, como houve em 2020.

Entretanto, isso pode acelerar o fogo, pois está prevista uma mudança de direção do vento, de Norte para Sul, no fim da tarde desta sexta, o que complica a situação.

O local tem áreas de mata fechada de difícil acesso, o que pode dificultar o combate às chamas. No vídeo, é possível ver fumaça surgindo de diversos pontos do interior da mata, que é uma importante reserva do Cerrado no Estado. (Midianews).

Veja vídeos feitos pelo fotógrafo Mário Friedlander: