Durante debate político realizado na noite desta terça-feira (20) pelo portal Primeira Página, o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB) apresentou suas propostas e ideias voltadas para a população carente da Capital que infelizmente está em situação de rua. O emedebista acredita que esta questão social vai muito além da discussão de segurança pública e que a responsabilidade deve ser tripartite.

“Hoje temos em torno de 430 pessoas em situação de rua em Cuiabá e muitos são dependentes químicos. Quando a polícia prende essa pessoa por porte de droga, ela logo volta ao local para usar mais drogas. Obviamente que nesses locais temos que reforçar a segurança para prender quem fornece as drogas. Quanto a questão da Saúde, isso é alta complexidade, é tripartite, nós temos que ter união com o estado, município e governo Federal para que possamos tirar essas pessoas das ruas”, disse o candidato.

Kennedy foi questionado durante o debate sobre como resolver os problemas de segurança nos locais onde há alta concentração de dependentes químicos, como por exemplo no centro de Cuiabá, mais precisamente no Beco do Candeeiro.

Para o candidato, o essencial é trabalhar junto de uma equipe multidisciplinar para entender todo o contexto social de cada pessoa que está sofrendo com aquela situação de estar na rua e ser dependente química. Esta equipe, que será montada durante sua gestão, irá estudar caso a caso e buscará de todas as formas encontrar a família da pessoa, para assim buscar um tratamento adequado para que ela possa se livrar dos vícios.

Além de realizar o trabalho junto da equipe de assistência social do município, o plano de governo de Kennedy ainda tem a proposta de criar uma equipe hospitalar especializada para atender esta população. Ele lembra que não é permitido por lei a internação compulsória de dependentes químicos e que, desta forma, a equipe multidisciplinar irá tratar a questão com conscientização, tentando convencer a pessoa a buscar ajuda para se livrar do vício.

Segundo ele, a partir daí a equipe irá atuar para fornecer auxílio psicológico, social e até mesmo médico para a pessoa adicta. Essa força de trabalho poderá enfim ajudar o indivíduo a se livrar do vício em entorpecentes.

Já na segurança pública, Kennedy garante que irá buscar parcerias com a força policial comandada pelo estado de Mato Grosso para tentar combater o tráfico de drogas em pontos críticos de Cuiabá.