Pelo menos 500 mulheres, de diversos segmentos da sociedade, se reuniram na noite desta última segunda-feira, 19 de agosto, com as maiores lideranças políticas femininas de Mato Grosso. O evento – ‘Juntas Pra Mudar Cuiabá’ – foi realizado na sede do União Brasil, em favor do projeto eleitoral de Eduardo Botelho, na disputa pela Prefeitura da Capital.
O ato político com objetivo de debater políticas públicas para as mulheres, foi conduzido pela primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes. E coordenado por um grupo forte de mulheres que hoje estão na linha de frente da campanha, como a esposa de Eduardo Botelho, Sonia Meira Botelho, a esposa do candidato a vice-prefeito Dr. Marcelo Sandrin, Joana Queiroz. Além da deputada federal e presidente do União, em Cuiabá, Gisela Simona e da parlamentar emedebista, Janaina Riva.
No encontro, a deputada Gisela Simona fez uma apresentação das propostas a serem incluídas no plano de governo voltadas para a defesa da mulher.
Pois para a parlamentar, ainda que seja um dia de festa para Botelho e, igualmente, para as candidatas a vereadoras de todos os partidos da coligação ‘Juntos por Cuiabá’ – UB, PP, PSB, Republicanos, Podemos, PMB, Solidariedade e Federação PSDB-Cidadania – também é, igualmente, um dia para falar de assuntos sérios como forma de fortalecer um governo participativo.
“Precisamos e queremos um plano de governo que realmente atenda a necessidade das mulheres, que as contemplem. Assim, hoje, estamos apresentando algumas ações importantes que entendemos que deverão constar no plano de governo de Botelho, como a Secretaria da Mulher com estrutura orçamentária e financeira. Ter na gestão um maior número possível de mulheres em cargos estratégicos e de decisão. Criar políticas públicas que possam, de fato, capacitar mulheres para o mercado de trabalho, além de incentivo ao empreendedorismo com linhas de crédito e eventos públicos para divulgação dos empreendimentos. Ainda creches com horário estendido e ampliação das escolas integrais. Como também realizar parceria com o governo do Estado para transformar a Santa Casa de Cuiabá num Complexo de Saúde da Mulher e da Criança, além de outras ações. Obviamente, propostas inacabadas, pois queremos ouvir e receber outras para uma gestão que pretende, de fato, mudar Cuiabá”.
Em apoio a Eduardo Botelho, também se reuniram no mesmo palco a senadora Margareth Buzzetti(PSD), a ex-deputada federal e viúva de Jonas Pinheiro, Celcita Pinheiro, a ex-prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos(UB), a secretária de Estado de Assistência Social, Grasielle Bugalho, e a defensora pública de Mato Grosso, Maria Luziane.
Também prestigiaram o evento o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, deputado estadual Beto Dois a Um(ambos do UB) e o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.