A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) soltou uma jaguatirica, uma fêmea adulta, em uma área de mata em Tangará da Serra nesta semana.

O animal silvestre foi capturado, na área urbana de Sapezal, em um terreno em construção. A fêmea foi levado até Tangará da Serra por um médico veterinário, que o entregou ao Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

Após passar por uma avaliação clínica, foi constatado que a felina estava apta para voltar ao habitat natural. A Gerência de Fauna Silvestre da Sema realizou a soltura.

Outros animais soltos

A Sema realizou também nos últimos dias a soltura de um tamanduá-bandeira e um cervo-do-pantanal.

O Tamanduá bandeira foi solto em uma área preservada na região de Chapada dos Guimarães, após ser resgatado pela Polícia Ambiental em área urbana de Várzea Grande. O animal foi avaliado pela equipe técnica da  Sema, que constatou que ele podia ser solto de forma imediata.

O cervo-do-pantanal, que também foi resgatado pelo Batalhão de Polícia Ambiental, estava no bairro Santa Terezinha, em Cuiabá. Ele foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) depois de resgatado. Após passar por exames, foi liberado para ser solto pela equipe da Sema em uma área de mata em Santo Antônio do Leverger.

Orientação

A Sema orienta que, ao se deparar com algum animal silvestre que necessite de resgate, ligue no 190 da Polícia Militar, ou 193 do Corpo de Bombeiros. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto a saúde do animal como ao cidadão.