O apresentador Silvio Santos morreu nesta sábado (17) aos 93 e não será velado. O corpo do apresentador vai sair do hospital direto para uma cerimônia judaica restrita à família.
Silvio será sepultado em seu cemitério particular, cujo endereço não será divulgado ao público. Nem admiradores, nem amigos poderão se despedir do apresentador.
A família Abravanel divulgou há pouco no SBT um comunicado em que explica a decisão. “Ele pediu para que, assim que ele partisse, o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu”, diz o comunicado.
A cerimônia, restrita à família, será feita no domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Isso porque o apresentador morreu em um sábado, dia da semana que é sagrado para os judeus.
O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, explica como são feitos tradicionalmente os sepultamentos na fé judaica.
“Não é costume cremar ou mandar flores. Os judeus são enterrados da forma como vieram ao mundo”, explica Lottenberg. “Nenhum judeu é enterrado com roupa. O judeu é enterrado com lençol, sem qualquer roupa, pois isso simboliza que todos são iguais perante Deus.”
Segundo Lottenberg, em Israel os judeus são enterrados sem caixão, apenas no lençol. No Brasil, no entanto, o uso do caixão é recomendado por questões sanitárias.
“O corpo é lavado e, dentro do possível, sepultado dentro de 24 horas em um jazigo simples, com lápide simples, constando o nome e os símbolos religiosos. Tradicionalmente usa-se uma mortalha simples, branca, com um caixão sem enfeites ou verniz de madeira comum. O serviço fúnebre consiste na recitação da oração Kaddish em aramaico pelos parentes mais próximos e líderes religiosos”, descreve.
“Como ele morreu durante o período do shabbat [sábado], então se espera um dia para enterrar. O caixão permanece fechado. Não pode ser aberto ao público”, acrescenta Lottenberg.
fonte: F5