Candidato a prefeito de Cuiabá, o empresário Domingos Kennedy destacou em seu plano de governo que, além de ampliar a descentralização das atividades esportivas, quer fortalecer a realização de competições municipais. Essas são algumas das várias políticas públicas voltadas ao esporte e lazer que constam no documento registrado na Justiça Eleitoral de Mato Grosso pela coligação Por Amor a Cuiabá, formada pelos partidos MDB e PDT.
O candidato também aponta como primordial o desenvolvimento de projetos que atraiam pessoas de todas as idades, em todas as regiões da cidade. Kennedy afirma ainda em seu plano de governo que irá captar recursos para construção de ambientes voltados à prática esportiva e articular parcerias, a nível estadual e federal, para realização de programas sociais como atividades de extensão escolar.
Outras propostas apresentadas pelo candidato para área de esporte e lazer são: fomentar a prática esportiva para as Pessoas com Deficiência; criar o Programa Rua de Lazer, com jogos populares e culturais nos bairros; fomentar os Jogos Escolares da Rede Pública; reformar e revitalizar os Ginásios e Centros Esportivos Municipais; ampliar a instalação das academias ao ar livre, incentivando a prática de atividades pela população. “O esporte vai além da formação de atletas, sendo uma ferramenta transformadora de vidas e fundamental também para a educação do ser humano. Ter acesso às atividades de lazer e esporte é um direito de todo cidadão e o que faremos na nossa gestão é tornar isso cada vez mais possível, principalmente para aqueles que moram em bairros mais carentes. Vamos buscar os investimentos e parcerias necessárias para colocar essas ações em prática”, afirma Kennedy.
Nos últimos oitos anos, a gestão do MDB em Cuiabá foi a responsável por promover uma política de democratização do acesso aos espaços de esporte e lazer. Nesse período, foram entregues três novos parques municipais e mais de 220 praças públicas, alcançando todas as regiões da cidade, incluindo comunidades da zona rural. Somado a isso, dezenas de mini estádios receberam ações de reforma do gramado, vestiários e iluminação.
Outra importante iniciativa executada pela atual gestão do Município foi a obra de revitalização do Estádio Eurico Gaspar Dutra. Chamado carinhosamente de Dutrinha, o templo do futebol cuiabano passou por um grande processo de reforma, a partir de um investimento de mais de R$ 2 milhões. Junto com isso, projetos como “Bola Cheia” e incentivos a competições de modalidades diferentes do futebol também estão entre os feitos.