O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou na manhã de segunda-feira (12) o Auditório Eberson Júlio Magalhães de Oliveira. O agente de trânsito e transporte, que faleceu em 2019 após uma intensa batalha contra um tumor, deixou um legado de amor à família e à Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Na ocasião, o prefeito recebeu uma homenagem do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá (Sinattrac).

Uma emocionante cerimônia marcou a abertura do espaço pedagógico e contou com a presença dos pais do homenageado, Gerson e Elza; da viúva, Isaura, e dos pequenos Arthur e Sofia, que participaram da solenidade e agradeceram pela merecida homenagem a Eberson, que faleceu aos 39 anos, dos quais sete foram dedicados ao trabalho. “Estamos honrados com essa eterna lembrança”, disse o pai do agente, senhor Gerson.

Na sequência ao ato, a Semob deu início a uma semana de atualização destinada aos seus profissionais. “Hoje é um dia de emoções, de homenagem e de reconhecimento a todos aqueles que fazem parte dos agentes de trânsito e transporte de Cuiabá. E é por isso que, hoje, foi escolhido um nome para este auditório, em homenagem aos agentes de trânsito e transporte. A escolha do nome foi feita pelos colegas de Eberson”, declarou a secretária de Mobilidade, Luciana Zamproni.

Emanuel Pinheiro recebeu homenagem do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá (Sinattrac)

Saudoso, o diretor de Trânsito da Semob, Nicolau Budib, fez um relato emocionante sobre a atuação de Eberson e sua dedicação à família, amigos e aos incontáveis colegas de serviço.

“É com imensa honra e carinho que nos reunimos hoje para dedicar este auditório à memória de Eberson Júlio de Magalhães Oliveira. Este espaço, a partir de agora conhecido como Auditório Eberson, será mais do que um local físico. Será um lugar para reunir, ensinar, aprender, debater e refletir – verbos que nosso amigo Eberson conhecia muito bem, ele que tão precocemente nos deixou. Quem teve o privilégio de conhecê-lo sabe o quanto ele foi uma pessoa dedicada a tudo, especialmente à família. Ele tinha uma frase que gostava muito e que certa vez colocou na geladeira de sua casa: ‘Bem-vindo ao hospício, aqui somos todos loucos, uns pelos outros.’ Essa era uma das maneiras simples e amorosas com que Eberson demonstrava seu sentimento”, disse.

“Me lembrei da história do Eberson. Um jovem, com toda a vida pela frente, uma família inteira, uma paixão pelo trabalho e pelo serviço. É um sofrimento imensurável para a família, para os pais, para os filhos, especialmente para as crianças que não vão poder conhecer o pai, assim como eu não pude conhecer o meu. A viúva, enfim, passa por um momento de muita dor e saudade, sentimentos que parecem nos acompanhar pela vida inteira. No entanto, espero que essa homenagem sirva de inspiração e traga um pouco de conforto. Com o carinho e respeito que os colegas têm por ele, ao dar o nome deste auditório para eternizar a passagem de Eberson por esta pasta e o grande serviço que ele prestou ao nosso município, talvez isso traga algum conforto, que, é claro, nunca substituirá o desejo de tê-lo aqui, junto da família, compartilhando sua alegria, sua energia e sua vontade de viver. Mas só Deus pode amparar a família e dar força e conforto, especialmente nesses momentos de tristeza profunda. Saibam que Eberson deixou saudades não só para a família, mas também no ambiente de trabalho, pelo respeito, credibilidade e carinho que ele demonstrou. Foi um servidor público inspirador”, discursou o prefeito Emanuel Pinheiro.

No ato, pouco após receber a homenagem do Sindicato, por meio de uma placa de reconhecimento e agradecimento, o gestor reforçou o compromisso que mantém com todos os servidores públicos.

“Vejo uma grande evolução desde quando entrei no meu primeiro mandato como prefeito da capital. Minha principal preocupação sempre foi a valorização do servidor público. Os servidores foram fundamentais na minha reeleição, e quero que eles estejam ao meu lado, valorizados, respeitados e estimulados. Como podemos avançar na mobilidade urbana da capital sem valorizar os agentes de fiscalização de trânsito e transporte? Valorizar o profissional é valorizar sua autoestima, seu orgulho de ser servidor da Prefeitura de Cuiabá, de ser agente de trânsito e transporte público da capital. E isso não é só sobre o profissional; é também uma homenagem à família, que precisa ter esse orgulho e a tranquilidade de saber que seu ente querido está seguro, vivo, produzindo e sustentando a dignidade de sua casa. Foi com essa concepção que busquei atender às necessidades da categoria, mesmo enfrentando os limites impostos pela lei. Eu estiquei a corda ao máximo para avançar na valorização da categoria, e pelo visto, deu certo, já que estou sendo reconhecido com esta placa. Agradeço muito por esse reconhecimento do fundo do meu coração”.

Formação

O início das atividades formativas no Auditório Eberson Magalhães conta com aulas de atualização, tendo como palestrante Juliver Modesto, que é Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP; Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (SP); Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP, além de membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Conselho Nacional de Trânsito desde 2019 e assessor do Presidente da Associação Nacional dos Detrans.

(ODOC)