A Associação de Amigos da Criança com Câncer (AACCMT) e o Instituto Ronald McDonald lançam nesta quinta-feira (15), às 16h, o Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. A iniciativa é direcionada aos acadêmicos do sexto ano de Medicina do Centro Universitário Univag e tem como objetivo auxiliar na identificação dos principais sinais e sintomas iniciais do câncer em crianças e adolescentes.

O curso será oferecido gratuitamente no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e será coordenado pelo médico Wolney de Oliveira Taques. Participarão 120 médicos residentes que estão em formação na Univag. Ao final da capacitação, todos recebem certificado.

Segundo a coordenação da AACCMT, o programa deve capacitar 300 profissionais em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis até o fim de 2024.

A chegada do Programa Diagnóstico Precoce em Mato Grosso fortalece a luta contra o câncer em crianças e adolescentes. O Estado desempenha um papel significativo, recebendo o programa e contribuindo para a conscientização sobre a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é a doença que mais acomete a faixa etária de 1 a 19 anos do Brasil.

Sobre a AACCMT

A instituição hospeda gratuitamente crianças com câncer e um acompanhante. Entre os assistidos estão crianças residentes no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de áreas indígenas e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Conforme o último levantamento da diretoria, em 25 anos a AACCMT acompanhou 794 assistidos e realizou 19.114 atendimentos.

SERVIÇO:

Assunto: AACCMT e Instituto Ronald lançam programa de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Data e hora: Quinta-feira (15), às 16h