A história da vida pública e do marketing político de Mato Grosso das últimas seis décadas, para fazer justiça, minimamente, devem reservar um capítulo especial ao profissional Mauro Cid Nunes da Cunha. Depois de algum tempo em tratamento de saúde, ele atendeu ao chamado do ALTÍSSIMO, para a morada eterna, nesta terça-feira (13).

Tive o privilégio de conhecer Mauro Cid desde a minha tenra idade, na primeira metade década de 1970. Ele já era secretário-chefe da Casa Civil. Eu era jornaleiro.

Certa vez, impedido de entrar na Casa Civil (porque havia reunião), resolvi lhe escrever um bilhete, no qual existia um erro de ortografia.

Ele parou a reunião, mandou-me entrar e levei um “puxão de orelhas”. E, aí,  na semana seguinte ganhei um livro: “Não erre mais!”, de autoria do professor Luiz Antonio Sacconi. Aliás, uma obra atualíssima.

Para o texto não se tornar enfadonho, tampouco se tornar gigantesco, vou focar no marqueteiro Mauro Cid. Lógico que vou citar que foi secretário da Casa Civil e que implantou a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), no governo Júlio Campos (1983), cuja essência se mantém até os dias de hoje.

Antes dele, o governo de Mato Grosso possuía uma Coordenadoria de Imprensa. Foi o embrião das Secretarias de Comunicação que hoje existem em quase todos os órgãos estaduais e municipais.

Mauro Cid criou a primeira agência de publicidade de Mato Grosso: a MCA Propaganda. Num  rápido diálogo com o pianista Arthur Moreira Lima, a quem conheceu no Rio de Janeiro, na torcida do Fluminense, Mauro Cid idealizou um anúncio diferente, para vender carros.

Então, a MCA criou para a TV Centro América (Globo) a vinheta televisiva do Consórcio Trescinco, revendedor VW em Cuiabá, em formato de desenho animado, com musiquinha piegas, onde existia um Fusca dançante, que se tornou sucesso e foi veiculado por décadas.

No Marketing eleitoral, Mauro Cid foi marqueteiro das campanhas eleitorais do governador Júlio Campos, atual deputado estadual, e senador Roberto Campos (in memorian), em 1982. Partiu dele a idéia de existir mais de um jingle, o que até então era considerado uma heresia. Roberto Campos teve três e se elegeu.

Depois, em 1986 contribuiu para campanhas de candidatos a cargos proporcionais. Na seqüência, em 1988, Mauro Cid foi o artífice de uma vitória “quase milagrosa” do ex-governador Frederico Campos, para a Prefeitura de Cuiabá. O slogan criado por Nunes da Cunha, aliás, reverbera até hoje: “Cuiabá tem solução!”

Frederico Campos estava há tempos fora de Mato Grosso, vivendo em Cubatão. Por isso, era considerado a terceira força, mas venceu os até então apontados como favoritos, deputado Roberto França e o coronel José Meirelles, apoiado por Dante de Oliveira.

No sentido inverso, em 1996, como consultor de marketing, contribuiu para a vitória de Roberto França para prefeito da Capital. Ele teria dado pitacos interessantes para o jingle “Roberto França é de confiança, o futuro prefeito de Cuiabá, 45 vamos votar, todos por Cuiabá”.

Em 1998, no comando do Marketing do governador Dante de Oliveira, então candidato à reeleição, outra vitória considerada improvável. Júlio Campos era considerado favorito disparado. Embora Dante estivesse no exercício do mandato, Mauro Cid fez a campanha toda com discurso de oposição, com críticas aos governos de Júlio e de Jayme Campos. Deu certo.

A própria criação do slogan “Pra frente é que se anda” dava a conotação de que Júlio Campos seria retroceder. Dante foi reeleito.

Em 2006, deu consultoria de marketing para campanhas majoritárias ao governo de Mato Grosso. reeleição de Blairo Maggi; e Senado da República, quando Jayme Campos se elegeu para o primeiro mandato de senador.

Já nos anos 2010, foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá, na gestão Chico Galindo; e da Câmara Municipal, com o então presidente Júlio Pinheiro (in memorian).

É certo que ele deixa um legado de criatividade e amor pela comunicação. Muito mais do que um marqueteiro, Mauro Cid era um símbolo. O marqueteiro pode ser substituído. O símbolo, jamais!

*RONALDO PACHECO  é jornalista e diretor do portal de notícias CUIABANO NEWS.

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Privilégio conviver com Mauro Cid, profissional e pessoalmente (Fotos: Luiz Antônio Alves / Secom-Cbá)