Com um time cheio de reservas, e com o estreante Braithwaite inspirado o Grêmio venceu o Cuiabá por 3 a 1, na noite deste sábado, a Arena Pantanal, pela 22ª rodada do Brasileirão. O primeiro gol da partida foi marcado por Gustavo Nunes aos 22 minutos do primeiro tempo. O Cuiabá empatou o jogo com gol contra de Braithwaite aos 7 minutos do segundo tempo.
Porém, o atacante dinamarquês se redimiu e brilhou no segundo tempo. Fez o seu primeiro gol, e aos 18 minutos botou o Tricolor na frente, após grande jogada do colombiano Monsalve. No final do jogo o camisa 22 fez o terceiro do Grêmio, com um golaço de perna esquerda, dando números finais a partida.
Com isso, o Tricolor vai a 24 pontos avança para a 11ª colocação na tabela, e se distancia de vez do rebaixamento. Antes da próxima partida pelo brasileirão, no sábado contra o Fortaleza, o Tricolor encara o Fluminense na terça-feira, pelas oitavas de final da Libertadores da América. Já o Cuiabá terá a semana sem jogos e enfrenta o Atlético Mineiro na Arena MRV no sábado às 16 horas.
Largada na frente
Foi um primeiro bem movimentado mas com poucas de chances de gol. Por conta do duelo de ida das oitavas da Libertadores, contra o Fluminense, na próxima terça-feira, Renato Portaluppi colocou uma equipe com bastante reservas para o enfrentamento. Dos titulares, apenas João Pedro e Villasanti começaram a partida. Desentrosado, o time começou um pouco desorganizado, ainda que tentasse ter as ações do jogo com mais posse de bola. A primeira chance do jogo veio aos 15 minutos, pelo lado tricolor. Pepê lançou Braithwaite, que ganhou do zagueiro e rola para Edenilson que vindo de trás, chutou para o gol. Walter faz grande defesa e salvou o time da casa. Sete minutos depois, o gol gremista saiu. Pela direita, Braithwaite acionou Edenilson pela linha de fundo. O camisa 15 devolveu para o dinamarquês, que de primeira chutou para o gol. A bola bateu na trave, e no rebote, Gustavo Nunes conferiu de cabeça para o gol.
Com o gol sofrido, o Cuiabá tentou reagir sem qualidade nos passes finais e nas definições, mas com mais posse de bola. A partir daí o Grêmio começou a explorar ainda mais os contra-ataques com Gustavo Nunes e Braithwaite. Mesmo assim, grandes chances de gol não aconteceram mais e o primeiro tempo acabou com o Tricolor na frente.
Braithwaite aparece na segunda etapa
O segundo tempo começou como acabou o primeiro, com o Cuiabá pressionando na frente, mas com um pouco mais de qualidade e organização. Disposto a chegar no gol de empate, o Dourado conseguiu seu objetivo no começo da etapa final. Aos sete minutos, Max cobrou o escanteio a bola bateu em Braithwaite e balançou as redes. O gol fez o Dourado crescer na partida. Aos 16 minutos, Isidro Pitta ganhou da marcação e desferiu um chutaço que só não entrou porque o goleiro gremista fez grande defesa e impediu o gol do Cuiabá. A reação Tricolor foi imediata com uma grande jogada de Monsalve.
Pela esquerda, o colombiano passou por três defensores e rolou a bola para Baithwaite que só cutucou para o gol. Depois, o Cuiabá bem que tentou mas não conseguiu criar nada significativo.
No final do jogo, a consagração do estreante. O camisa 22 recebeu cruzamento na área, cabeceou e exigiu grande defesa de Walter. No rebote, ele pegou de primeira, e de canhota estufou a rede para ampliar a vantagem gremista.
Cuiabá 1
Walter, Matheus Alexandre, Marllon,Bruno Alves, Alan Empereur e Juan Tavares; Lucas Mineiro, Fernando Sobral e Max; André Luís e Isidro Pitta. Técnico: Petit.
Grêmio 3
Caíque; João Pedro, Natã, Gustavo Martins e Zé Guilherme; Pepê, Edenilson e Villasanti; Gustavo Nunes e Gustavo Nunes e Baithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.