O Partido da Causa Operária (PCO) anunciou na segunda-feira (5) o lançamento de Ricardo Tomaz, presidente da sigla, como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá. A ata da convenção, divulgada nesta terça-feira (6), também revelou que o vice na chapa será César Luiz de Araújo, ambos do PCO. O slogan da campanha será “Quem bate cartão não vota em patrão”.

O PCO, que não possui representação no Congresso Nacional, não tem acesso a recursos do Fundo Partidário ou do Fundo Eleitoral, e também não dispõe de tempo de rádio e TV. Fundado em 1995 por um grupo dissidente do PT, o partido se posiciona como de extrema-esquerda e é conhecido por suas posições críticas ao governo federal e ao STF.

Recentemente, o PCO fez polêmicas declarações e participou de atos em defesa de figuras controversas, como o líder do Hamas Ismael Abdel Haniyeh, e criticou a postura do PT sobre a Venezuela. Além disso, o partido defende figuras como Neymar e Elon Musk em suas polêmicas e considera os presos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 como “perseguidos políticos”.

Em Cuiabá, a candidatura de Ricardo Tomaz se junta aos pré-candidatos já anunciados: Eduardo Botelho (União), Abílio Brunini (PL), Lúdio Cabral (PT) e Domingos Kennedy (MDB). A ata da convenção do PCO também mencionou uma candidatura à Câmara Municipal, mas o nome ainda não foi divulgado.

(RDM Online)