O Corinthians e Juventude ficaram no empate em 1 a 1 na tarde deste domingo, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em confronto marcado por atuação demorada do VAR, três expulsões (uma delas fora de campo) e boas chances desperdiçadas, Alan Ruschel abriu o placar logo no início da partida, mas o Timão empatou na segunda etapa com Pedro Henrique. O resultado foi péssimo para os corintianos, que voltaram para a zona de rebaixamento do torneio – os gaúchos conseguiram manter vantagem do Z-4.
VAR demorado e expulsões
O árbitro Lucas Torezin teve trabalho na tarde deste domingo. No primeiro ataque do confronto, Alan Ruschel marcou para o Juventude, mas o lance precisou de cinco minutos de revisão para ser confirmado. A jogada chegou até a ser informada como ilegal no telão do estádio, mas o VAR já havia decidido pela validação. O Juventude jogou dois jogadores a menos quase que toda a segunda etapa – Gabriel foi expulso nos acréscimos da primeira etapa e Alan Ruschel recebeu cartão vermelho no começo do segundo tempo. Lucas Barbosa também foi expulso, mas quando já estava no banco de reservas – ele foi substituído pouco antes.
Como fica?
O Corinthians perdeu posições importantes e, com 20 pontos, voltou para a zona de rebaixamento – os alvinegros estão na 18ª colocação. O Juventude agora soma 22 pontos e ocupa a 14ª colocação. Clique aqui e veja a classificação completa do Brasileirã
Primeiro tempo
Teve de tudo no primeiro tempo do duelo em Itaquera: gol, polêmica, bola na trave, VAR, cartão vermelho… O Juventude precisou de três minutos para abrir o placar, com Alan Ruschel – livre na área – aproveitando cruzamento rasteiro da direita. A jogada demorou cerca de cinco minutos para ser confirmada pelo VAR e chegou até a ser informada como invalidada pelo telão do estádio. Mas os visitantes conseguiram importante vantagem, que só não aumentou por causa da grande defesa de Hugo Souza em finalização de Erick Farias.
Precisando do resultado, o Timão pressionou o adversário e acertou a trave em finalização de fora da área de Giovane – o atacante foi o alvinegro que mais produziu, mas sem conseguir vazar a defesa gaúcha. No fim, o goleiro Gabriel errou feio saída de bola, fez falta fora da área e foi expulso pelo árbitro, o que aumentou a presença corintiana no campo de ataque, principalmente durante os 14 minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O Corinthians não demorou para buscar a igualdade na segunda etapa. Logo aos três minutos, Pedro Henrique desviou cruzamento de Fagner e marcou de cabeça o empate dos donos da casa. O Juventude, que já tinha um jogador a menos, se complicou mais no confronto depois da expulsão de Alan Ruschel, aos 11 minutos.
Com dois a mais, o Timão ficou com a bola nos pés procurando espaços na defesa do Juventude. E encontrou. Alex Santana, Pedro Henrique e Pedro Raul desperdiçaram boas oportunidades. Nos acréscimos, Igor Coronado bateu colocado de fora da área e acertou a trave.
Público e renda
Público: 43.947 pagantes
Renda: R$ 2.648.449,00
Agenda
Na próxima rodada do Brasileirão, o Corinthians recebe o Red Bull Bragantino em casa, no sábado, às 20h, e o Juventude joga contra o Botafogo, no domingo, às 11h, em Caxias do Sul (RS). Pela Copa do Brasil, as duas equipes entram em campo na quarta-feira, às 21h30 – o Timão joga contra o Grêmio em Curitiba e o Juventude pega o Fluminense no Maracanã.