O governador Mauro Mendes (União Brasil) disse que a possibilidade de auxiliar financeiramente os venezuelanos que deixam o seu país devido à crise econômica e política é uma discussão que pertence à União. Mato Grosso é uma das regiões de interesse dos imigrantes. De acordo com Mauro, eles são bem-vindos ao estado para “trabalhar”, contribuindo com o aumento da mão de obra em áreas que sofrem escassez, como a construção civil.
Mendes destacou que além de MT, Rondônia e Roraima, estado brasileiro que faz divisa com a Venezuela, também são impactados com a situação do país vizinho.
“Problemas entre países devem ser tratados pelo governo e admimistração federal. Claro que Mato Grosso, Rondônia e Roraima, tem sido fortemente impactados, principalmente, Roraima. Entretanto, nós não temos ainda nenhuma previsão de tratar isso como um problema que seja absolutamente nosso”, falou o governador nesta sexta-feira (2).
“Mão de obra, Mato Grosso está precisando. Está faltando mão de obra em todo o canto aqui nesse estado e elas serão bem-vindas vinda de qualquer lugar”, completou Mauro.
A falta de mão de obra é frequentemente citada pelo governador como motivo de atraso em obras. O déficit de trabalhadores é tão prejudicial que, de acordo com Mendes, está implicando na dificuldade de fechar algumas licitações. Conforme Mauro, construtoras estão deixando de concorrer por não conseguirem contratar funcionários para executarem os projetos.
fonte: HNT