O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, Renan Filho, acompanharam de perto a obra do Rodoanel, que beneficia Cuiabá e Várzea Grande, nessa quarta-feira (31) para acompanhar o andamento do empreendimento. O Contorno Norte é uma obra estratégica para o estado de Mato Grosso, pois irá desviar o trânsito de veículos pesados do centro das duas cidades.
Renan ressaltou como a obra está avançada e ainda afirmou que deve retornar para a inauguração do empreendimento, que é um sonho antigo da população mato-grossense. “Fizemos uma vistoria na obra do Rodoanel que é fundamental para tirar o fluxo de veículo pesado de dentro da capital de Mato Grosso, que é um dos estados que mais produz no mundo”, afirmou o ministro durante a vistoria da obra.
As obras estão sendo executadas pelo Consórcio Chapa e Cruz, constituído pela empresa mato-grossense MTSul Construções e a gaúcha SBS Engenharia. Esta é uma obra aguardada pela população há quase 20 anos, mas somente na atual gestão do governador Mauro Mendes ela foi retomada e tem sido concretizada.
O ministro destacou o ritmo acelerado da obra e reforçou a importância desta obra para o estado. “O governo do Estado vem tocando a obra do Rodoanel que tem 60% do governo federal e 40% do Estado e em breve será entregue dentro do governo Lula e do governador Mauro Mendes e ela é importante para tirar o fluxo de caminhões pesados da BR-163 de dentro da cidade de Cuiabá. É uma obra fundamental para melhorar o trânsito, a qualidade de vida e reduzir acidentes.
O projeto da obra do Rodoanel também prevê uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá, que já foi iniciada. Com aproximadamente 250 metros de extensão, ela é construída na extensão do trecho existente do Contorno Norte, próximo à Avenida Antártica. O projeto também conta com um viaduto sobre a MT-010, a Estrada da Guia, uma trincheira no encontro do Rodoanel com a Avenida Antártica e um viaduto no encontro com a BR-163, em Várzea Grande.
Vale ressaltar também que para o Rodoanel será utilizado um pavimento rígido em concreto, que tem durabilidade de 20 anos, que proporciona o dobro da vida útil em relação aos pavimentos asfálticos.