O curso de Cuidador de Idoso promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), teve seu encerramento concluído nesta terça-feira (30), na sede da pasta, com uma reunião de avaliação entre os coordenadores da edição do Qualifica Mulher. No total, 65 alunas concluíram as atividades.
Foram 12 encontros totalizando 44 horas, sendo 31 horas de aulas teóricas, realizadas no auditório do Palácio Alencastro, e 13 horas práticas, auxiliando os mais de 90 idosos acolhidos no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, uma fundação que acolhe idosos carentes desde 1940.
“A nossa demanda por profissionais Cuidadores é muito grande. Eles têm um valor inestimável porque, mais do que o cuidado, esperamos afeto, que é o que alimenta a alma dos nossos idosos, amenizando a dor do abandono”, contou Márcia Ferreira, conselheira voluntária e atual presidente do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá.
O curso orienta e qualifica mulheres, por meio do Programa Qualifica Cuiabá, para o acompanhamento contínuo de pessoas acima dos 60 anos, apresentando métodos e práticas para melhorar a qualidade de vida.
Dentro do conteúdo programático do curso, 16 profissionais da UFMT abordaram noções e técnicas atribuídas ao cuidador de idosos, dados epidemiológicos, Direitos Humanos e Políticas Públicas, entre outros módulos.
“É um grande trabalho prestado à comunidade, pois é nosso papel desenvolver ações voltadas para as necessidades e demandas da comunidade e possibilitar a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho”, destacou Alba Regina, enfermeira e cirurgiã-dentista da UFMT.
A Secretaria da Mulher tem buscado a parceria de associações, instituições, empresas e setores da iniciativa privada que visam suprir a necessidade de mão de obra feminina capacitada.
“Desta forma, fazemos a busca ativa dessas mulheres, capacitamos e as inserimos no mercado de trabalho direcionadas para essa área. Nesse caso, para cuidar dos idosos, que é uma demanda crescente no país”, explicou Cely Almeida, secretária da Mulher.
Segundo o último Censo Demográfico brasileiro, o número de idosos cresceu 57,4% em 12 anos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda indicou a existência de 6 milhões de mulheres a mais que homens dentro dessa realidade de envelhecimento.