Uma iniciativa pioneira e com o intuito de atender e defender o cidadão cuiabano, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Municipal realizou nesta quinta-feira (25) uma audiência de conciliação que marcou um verdadeiro avanço para a instituição e para o consumidor. Com deficiência auditiva, Edilson Brandão procurou o órgão para resolver uma situação administrativa e financeira com uma prestadora de serviços. Por não conseguir utilizar a plataforma digital da empresa, ele não obtinha o retorno esperado. “Foi a partir da procura do Edilson que buscamos oferecer o melhor retorno possível. Convidamos a intérprete de Libras, Débora Vieira, que proporcionou o acesso que ele tanto buscava, pois, com a ajuda dela, ele pôde expressar suas preocupações de maneira clara e precisa”, disse o secretário-adjunto Genilto Nogueira, de Proteção e Defesa do Consumidor.
A audiência foi liderada pela coordenadora Maria Antônia Carvalho e Amanda Coutinho, que atuou como procuradora do fornecedor, além da participação do secretário Genilto. Ao final, um acordo foi alcançado: a empresa se comprometeu a ressarcir o Sr. Edilson, encerrando o processo de forma satisfatória para ambas as partes. “Trabalhar no Procon proporciona grandes conquistas, principalmente no aspecto pessoal e profissional. Ter como resultado final o problema resolvido de forma positiva para o consumidor é muito gratificante, ainda mais para pessoas que precisam do auxílio de terceiros para ver o problema atendido”, declarou Amanda.
“Este caso ilustra o impacto positivo do Procon na vida dos consumidores cuiabanos, promovendo relações de consumo mais justas e equilibradas. Cada audiência bem-sucedida reforça a missão do Procon de melhorar a qualidade de vida da população e garantir o exercício pleno da cidadania. A história do Sr. Edilson é um exemplo inspirador do trabalho contínuo do Procon para proteger os consumidores e assegurar que seus direitos sejam respeitados, demonstrando o valor de uma instituição comprometida com a justiça e a equidade”, concluiu Genilto.
Para facilitar o acesso aos serviços, os cidadãos poderão se dirigir presencialmente à sede administrativa do Procon, que fica na Rua Joaquim Murtinho, n° 554, Centro, durante o horário de funcionamento.
Àqueles que queiram agilizar o atendimento, foi disponibilizado um número de WhatsApp – (65) 3641-6400, sendo esse serviço disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, proporcionando maior acessibilidade e conveniência ao público. As demandas serão admitidas, processadas e respondidas por ordem de recebimento e distribuídas por ferramenta de atendimento automatizado.
Nas redes sociais, a conta @proconcuiabano no Instagram funciona como um canal informativo, oferecendo orientações aos consumidores.