A etapa estadual da Taça das Favelas Mato Grosso deste ano será realizada no campo de futebol da Escola Estadual Liceu Cuiabano, localizada no centro de Cuiabá. Trata-se do maior campeonato de futebol de campo do mundo entre favelas que é realizado pela Central Única das Favelas (Cufa).
O presidente da Cufa em Mato Grosso, Anderson Zanovello, reforça que as inscrições das favelas que desejam disputar o campeonato ainda estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuitas pelo link https://tacadasfavelasmt.com.br/inscricoes/ . “Neste momento, as favelas que devem ser inscritas e não os jogadores. As favelas selecionadas após essa fase de inscrição irão realizar o Dia das Peneiras, para selecionar os atletas da seleção”, afirma Zanovello.
Podem participar das peneiras realizadas nas favelas mulheres a partir dos 14 anos, e garotos de 14 a 17 anos. Após a disputa da etapa estadual, será realizada uma peneira dos atletas que irão compor as seleções masculina e feminina de Mato Grosso, que irão a São Paulo para competir na etapa nacional. Ano passado, os meninos de Mato Grosso conquistaram o terceiro lugar na disputa nacional e as meninas a 9 ª colocação no ranking do país.
TAÇA DAS FAVELAS SINOP – Neste ano, o município de Sinop realizará pela primeira vez a etapa municipal da Taça das Favelas. Lá, as favelas que vão disputar o campeonato já foram selecionadas e estão na fase de inscrições dos atletas para a realização das peneiras nas favelas. O link para a inscrição dos atletas em Sinop também é o https://tacadasfavelasmt.com.br/inscricoes/
REALIZAÇÃO – A Taça das Favelas MT 2024 é uma realização da Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). Tem patrocínio da Rumo, Sicredi, apoio da Tubarão Esportes, Águas Lebrinhas e promoção da TV Centro América. Além de parcerias de EN Comunicação, Mentoria e Treinamento, BS Comunicação, Nove Atos Arte, Cultura e Entretenimento, Academia GFC e Em Cena Escola de Artes de Cuiabá.
(Elias Neto e Sandra Costa Oliveira | Assessoria de Imprensa CUFA-MT)