O Vasco anunciou, nesta quarta-feira, a contratação de Philippe Coutinho. O meia de 32 anos, revelado pelo clube, será emprestado pelo Aston Villa pelo período de um ano.
– É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo. Todo mundo sabe, minha família, o quanto eu estou feliz e eles todos estão felizes por essa volta – disse o novo reforço vascaíno.
O anúncio começou às 11h com um vídeo mostrando imagens de Coutinho desde o seu início no Vasco. Torcedores de diferentes gerações que acompanharam o jogador narraram o seguinte texto:
– Memórias. Memórias são relatos que alguém faz a partir de acontecimentos dos quais participou ou foi testemunha. E temos inúmeras testemunhas. Uma geração inteira de torcedores. Você chegou ainda menino, impulsionado por um amor de família. Entrelaçado pelas nossas raízes. Você cresceu entre chuteiras, cadernos e amigos. O Vasco passou a ser não só a sua escola da bola, como também a escola da vida. Cresceu, torceu e se formou na nossa casa.
– Se tornou referência nacional. Mesmo moleque, impressionou o mundo. E, como num passe de mágica, você já estava nos representando entre os profissionais. Mesmo que a nossa despedida já tivesse data marcada, os dribles, as assistências e os gols faziam o tempo parar por alguns instantes. Desfrutamos demais! E quando você saiu para conquistar o mundo, nós, vascaínos, sabíamos que não era uma despedida. Era um… até breve!
Às 11h11, em referência ao número que Coutinho vestirá no Vasco, o clube anunciou a volta do jogador, que saiu do Brasil há 14 anos:
– Todo mundo já sabe. O mágico voltou. Coutinho é Vasco! – escreveu o clube, que postou um novo vídeo com narração de torcedores:
– Quando você partiu em busca dos sonhos de menino, ainda era um menino. Mas você sempre foi e se comportou como ídolo. Por isso, seus sonhos também eram nossos. Seus gols, seus dribles, suas conquistas… Nossos! Aquele coração infantil carregava a nossa cruz com leveza, alegria e respeito. E a gente tinha certeza que, por baixo da amarelinha e de qualquer outra cor, a saudade batia no seu peito como batia no nosso.
– Gratidão não é uma qualidade, é uma demonstração de amor. Você, que sempre foi sinônimo de lealdade, uma referência para a nossa família, sempre será um de nós. Então entra que a casa é sua!
Philippe Coutinho será apresentado em entrevista coletiva nesta quinta-feira, na Sede Náutica da Lagoa, às 15h11.
A negociação
A expectativa pelo anúncio era grande, e a torcida esperava a postagem do Vasco na terça-feira. A oficialização foi adiada em um dia por causa da troca de documentos com o Aston Villa. Coutinho provavelmente estará inscrito na CBF para o jogo da quarta que vem, contra o Atlético-GO.
Foi uma longa negociação até as partes fecharem o negócio. Depois de atuar emprestado no Al-Duhail, do Catar, Coutinho chegou ao Rio de Janeiro ainda no fim de maio para aproveitar as férias e, na ocasião, revelou que havia conversas para voltar ao Vasco. O desejo do jogador foi crucial para o desfecho do negócio.
Nesse período, Coutinho e seus representantes foram procurados por outros clubes, como Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Grêmio. Todos eles, no entanto, ouviram que o meia daria preferência ao Vasco. Philippe Coutinho tem contrato com o Aston Villa até julho de 2026.
Tratado desde cedo como uma joia da base, Coutinho foi lançado no Vasco em 2009 e marcou cinco gols em 43 jogos disputados pelo profissional, antes de ser comprado pela Inter de Milão. Também atuou pelo Espanyol, da Espanha, por empréstimo.
O grande momento da carreira do jogador, no entanto, foi com a camisa do Liverpool, pelo qual marcou 54 gols em 201 jogos entre 2012 e 2018. Ele também passou por Bayern de Munique e Barcelona até chegar ao Aston Villa em 2022.
Pela seleção brasileira, Coutinho conquistou o título da Copa América de 2019 e disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. (GE)