A educação é uma das áreas que mais recebe investimentos na gestão do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB). Até o final deste ano a cidade terá 96 unidades na rede municipal de ensino básico, resultado de um investimento de R$ 250 milhões. E mais vagas, significa a garantia do atendimento às famílias com bebês, crianças e jovens.

E essa priorização da educação pública municipal proporcionou a expansão do número de vagas em cerca de 25% nos últimos quatros anos. Com a reforma ou ampliação de quase todas as unidades sendo 67 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e 29 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs, antigas creches), além da entrega de novas unidades.

Para além das vagas, as unidades contemplam inovações para o melhor ensino e aprendizagem. Sendo que todas as CMEIs funcionam em período integral. Enquanto, nas escolas, de 2021 para cá, 19 passaram a ser Tempo de Ampliado, e seis de Tempo Integral. Beneficiando mais de 3 mil alunos com o uso do contra turno para atividades extracurriculares, inclusive informática, música, dança, teatro, dança entre outras, ou reforço das matérias constantes no próprio currículo escolar.

Quando assumiu a gestão, em 2021, o Município ofertava 28 mil vagas na rede. Com a entrega de unidades novas, especialmente CMEIs o efetivo de estudantes matriculados na rede iniciou o ano letivo de 2024 com quase 35 mil alunos. “O aumento de quase 7 mil vagas significa que a rede municipal está conseguindo atender à demanda. Está havendo migração de novos alunos para o Município, movimento intensificado no pós-pandemia. Esse acolhimento só foi possível porque enxergamos uma demanda represada e promovemos reformas, ampliações e reestruturação de toda rede, além da entrega de novas escolas”, comemora Kalil.

Mais entregas – Somente nas comemorações aos 157 Anos de Fundação de Várzea Grande, durante este mês de maio, a prefeitura promoveu 34 eventos que totalizam um ‘pacote de ações’ na ordem de R$ 115 milhões, sendo apenas na área da Educação, a entrega de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs, antigas creches), quatro revitalizações, ampliações e reformas de Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e de dois mini estádios.

https://fb.watch/snfTTtkO3G/?mibextid=w8EBqM