O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fernando Figueiredo, irá apoiar Xênia Guerra para a eleição da Presidência da entidade este ano. A advogada é presidente da 6ª subseção de Sinop e tem defendido a inclusão do interior como protagonista no debate das pautas em defesa da advocacia.
Fernando destaca que conhece Xênia há mais de 10 anos e acompanhou o trabalho dela como vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), onde desenvolveu várias ações como o escritório compartilhado, apoio aos advogados para participar dos Jogos da Advocacia, entre outras medidas que beneficiaram de fato a categoria, sempre com um olhar diferenciado para o interior.
Além disso, Fernando também reforça a atuação da colega no comando da subseção de Sinop, que atuou na criação das comissões temáticas, na defesa para melhorar a estrutura do atendimento nos órgãos do Judiciário, lidando com dificuldades como falta de juízes, de servidores e conexão.
“Eu acredito em uma OAB-MT participativa e inclusive, por isso, hoje entendo que o melhor nome é o da Xênia. Ela é uma mulher inteligente, aguerrida e apaixonada pela advocacia. Com certeza, fará uma gestão voltada aos interesses da classe e ainda poderá melhorar, e muito, as condições para os advogados do interior, que hoje já representam 52% da categoria em Mato Grosso”, declarou Fernando.
No entanto, o advogado faz questão de garantir que segue como secretário-geral trabalhando na defesa da advocacia e desenvolvendo suas funções. Fernando foi responsável pela virtualização de todos os processos da OAB-MT, uma medida que permitiu mais agilidade e facilitou tanto o acesso ao processo de inscrição como o protocolo de documentos ao Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) e ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED).
“Estarei sempre à disposição da advocacia para melhorar as condições de trabalho, pautado pela caminhada democrática e com espírito coletivo e colaborativo, por isso aproveito também todos para construirmos um projeto de igualdade, justiça, união e proporcionalidade de modo a efetivamente promover a inclusão de toda a advocacia na OAB-MT”, declarou, destacando o que o propósito é a união e a inclusão, permitindo que a advocacia do interior ande em conjunto com a advocacia da capital, coautora das políticas institucionais da OAB e não apenas destinatária destas.