O promotor de Justiça Rodrigo Fonseca Costa recebeu o título de Cidadão Cuiabano nesta quinta-feira (23.05) e também fez uso da tribuna livre na Câmara de Cuiabá onde falou sobre a importância sobre o papel do Ministério Público e atuação com o parlamento. Ele recebeu a honraria do vereador Dr. Luiz Fernando (União Brasil).
Membro titular da 3ª Promotoria Cível de Rondonópolis, o promotor atua no gabinete do procurador-geral de Justiça. Há 21 anos ele está em Mato Grosso, onde constituiu família e se apaixonou pela terra.
“É uma honra estar aqui recebendo esse título, fazendo parte dessa sociedade que me recebeu com tanto calor e afeto desde que cheguei em Mato Grosso. O Ministério Público está sempre de portas abertas para receber as demandas da sociedade através do Poder Legislativo, e a gente está lá sempre levando as demandas de tudo o que é formalizado. Após isso, inicia-se investigações preliminares, vai se desenvolvendo para ver se aquilo tem ou não algum fundamento”.
O vereador Dr. Luiz Fernando disse que o promotor tem relevantes serviços prestados para Cuiabá, por isso que de forma unânime, os vereadores concederam o título de Cidadão Cuiabano a ele.
“Ele veio falar a respeito da harmonia dos poderes, desse diálogo que sempre tem que haver, porque nós parlamentares temos um limite. Nosso principal papel é a fiscalização e muitos dos nossos apontamentos terminam em requerimentos junto ao Ministério Público”.
Além do promotor, o ex-deputado estadual Joaquim Sucena, que também foi um dos parlamentares da constituinte, também usou a tribuna na sessão ordinária.
“Eu nunca ocupei a tribuna como vereador, porque não tive esse privilégio, mas tive o privilégio também de ser cidadão cuiabano há muitos anos, através da indicação do ex-vereador Barão Viegas, médico também. Essa honraria me transformou e hoje eu tenho mais tempo de vida em Cuiabá do que da minha vida fora daqui. É um orgulho estar aqui como cidadão cuiabano”.
Dr. Luiz Fernando lembrou da importância da trajetória de Joaquim Sucena, também médico ortopedista como ele, esteve presente na sessão.
“É uma felicidade enorme. Ele trabalhou sempre independente de bandeira, sempre no SUS, ajudando a população, salvando vidas, e colocou seu nome à disposição lá atrás, inclusive para ser prefeito de Cuiabá, e depois, na sequência, deputado estadual, deputado federal de vários mandatos. É uma grande honra tê-lo aqui”.