A Polícia Federal cumpriu sete mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão contra uma quadrilha especializada em tráfico de drogas que atua em Cuiabá, nesta quarta-feira (22), na ‘Operação Escamotes’. As ordens estão sendo cumpridas na Capital e em Várzea Grande, Vitória da Conquista (BA) e Hidrolândia (GO).

Segundo a PF, a investigação apontou que um grupo criminoso situado em Cuiabá enviava drogas e armas escondidas em fundos falsos produzidos em veículos alugados, tendo como destino diversas regiões do Brasil.

As averiguações tiveram início em agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava cerca de 40 quilos de entorpecentes no fundo falso de um veículo. As investigações foram aprofundadas, fazendo com que a polícia chegasse aos líderes do grupo criminoso.

Estima-se que o grupo tenha transportado toneladas de entorpecentes e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros estados da federação.

A Operação Escamotes conta com aproximadamente 50 policiais federais e oito membros do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

O nome da operação deriva do verbo escamotear, que significa “encobrir (algo) com rodeios ou subterfúgios”, fazendo alusão ao modus operandi do grupo, que transportava os entorpecentes em fundos falsos produzidos nos veículos (transportar a droga escondida/escamoteada).

(HNT)