O presidente do Sport, Yuri Romão, disse ao ge ter recebido com “naturalidade” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que nesta sexta-feira formou maioria para negar o provimento do recurso do Flamengo, que pleiteava ser considerado, junto com o clube pernambucano, campeão brasileiro de 1987. Com a negativa, o Leão permanece como único campeão nacional daquele ano.

Vale ressaltar que essa foi a terceira vez que o STF ratifica o Sport como sendo o único campeão de 1987. A primeira foi em 2017 e a segunda, no ano passado.

“Recebemos com absoluta naturalidade a decisão do STF até porque a justiça tem sido feita não é de hoje. Vencemos no campo e na bola ao longo de todo aquele campeonato, o que foi ratificado pelos tribunais em todas essas décadas. E não tenho dúvidas que assim será a cada vez que for pleiteado. O Sport é e sempre será o único Campeão Brasileiro de 1987”, afirmou Yuri Romão.

Naquela edição, o regulamento do campeonato previa um quadrangular final entre os clubes finalistas dos Módulos Verde (Flamengo e Internacional) e Amarelo (Sport e Guarani).

Com as recusas de cariocas e gaúchos, rubro-negros e bugrinos decidiram o título em duas partidas. No jogo de ida, em Campinas, as duas equipes ficaram no empate por 1 a 1. Na volta, na Ilha do Retiro, o Sport venceu com gol do zagueiro Marco Antônio e ficou com o título.

Sport e Guarani foram os representantes brasileiros na Copa Libertadores de 1988. (GE)