A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta quarta-feira (15.05), o descerramento da placa concedida pelo Ministério da Saúde, que certifica a Sala de Apoio à Amamentação do Legislativo.

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), valorizou o descerramento da placa e relembrou que o espaço foi aberto na gestão do hoje deputado, Juca do Guaraná (MDB). O espaço busca dar segurança às mães durante o aleitamento.

“É um momento em que nós ficamos muito felizes e gratos. Esse espaço é objeto de ações dos nossos trabalhadores, da nossa coordenadora Amanda Fares. Precisamos deixar registrado que tudo isso aqui nasceu também na gestão do presidente anterior, hoje deputado Juca do Guaraná, a quem nós deixamos o nosso abraço e a nossa gratidão. Ter esse espaço em condições, um espaço com qualidade, para que possa proporcionar às mães uma amamentação segura e tranquila”, declarou.

O Brasil possui atualmente cerca de 290 salas de apoio à amamentação certificadas pelo Ministério da Saúde e a primeira Câmara Municipal do país a possuir certificação é a de Cuiabá.

Na oportunidade, foram homenageados como Moções de Aplausos o Superintendente de Atenção à Saúde, Diogenes Marcondes, a Coordenadora da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Rosa Pires e o Técnico Responsável pela promoção do Aleitamento Materno, Rodrigo César de Oliveira Carvalho.

SALA DE AMAMENTAÇÃO – A Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento foi inaugurada no dia 11 de maio de 2022. O espaço foi inteiramente projetado e adaptado para que as servidoras lactantes possam retirar e armazenar leite materno durante o período de trabalho e para receber as mães que passarem pela Casa de Leis.

Em 2023, a Câmara Municipal de Cuiabá aderiu ao Projeto “Mulher Trabalhadora que Amamenta”, por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, com orientação do nutricionista Rodrigo Cesar de Oliveira Carvalho, promovendo entre as servidoras e colaboradoras terceirizadas o “Agosto Dourado”, ação de conscientização e apoio ao Aleitamento Materno.