Com gols de Yuri Alberto e Matheuzinho, o Corinthians derrotou o Nacional, do Paraguai, fora de casa, por 2 a 0. A partida valeu pela quarta e antepenúltima rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Timão soma sete pontos e aparece em segundo lugar, com um ponto a menos do que o Racing (URU).

O Nacional, por sua vez, confirma a má fase. A equipe é a lanterna no Campeonato Paraguaio, com apenas 10 pontos em 16 jogos. Inclusive, o time de Assunção é o primeiro eliminado da Sul-Americana, com só um ponto. A terceira posição é do Argentinos Jrs, com seis. O líder avançará diretamente para as oitavas de final, enquanto o vice disputará ainda um playoff contra uma equipe eliminada da Libertadores.

Primeiro tempo

O Nacional-PAR foi melhor do que o Corinthians na etapa inicial. O time paraguaio teve maior controle da posse de bola e conseguiu envolver a defesa do Timão, que não esteve bem no primeiro tempo. Por causa disso, as melhores chances foram criadas pelos donos da casa.

Aos oito, Meza teve duas chances, parando primeiro na zaga e depois no goleiro Carlos Miguel. Mais adiante, aos 21, Diego Duarte acertou a trave em chute cruzado. O Corinthians, sem muita criatividade, teve muita dificuldade de assustar o adversário. A melhor oportunidade foi em cobrança de falta de Romero, que acertou a barreira.

Segundo tempo

A etapa final foi mais emocionante, com os dois times criando oportunidades importantes. Pelo lado do Nacional, Diego Duarte concentrou a maioria das chances, todas elas defendidas por Carlos Miguel. A boa atuação do goleiro evitou o Timão de ficar em desvantagem e fez com que o Corinthians reagisse em busca de atacar também o time paraguaio. Romero teve duas boas chances, mas parou em Antony Silva. Só que aos 29, o goleiro não parou a cabeçada de Yuri Alberto.

E mais adiante também não conseguiu evitar que Romero fizesse o segundo dos visitantes. Só que dessa vez, após análise do VAR, o gol foi anulado por toque com a mão. Nos acréscimos, o Nacional ainda teve Tiago Caballero expulso. E logo na sequência, Matheuzinho ampliou para o Corinthians em Assunção. O jogador saiu machucado por sentir uma lesão bem na hora do chute.

Yuri Alberto comemora gol do Corinthians contra o Nacional-PAR

Yuri Alberto comemora gol do Corinthians contra o Nacional-PAR (Foto: Divulgação/Conmebol)

Como fica?

Com essa vitória, o Corinthians chegou aos sete pontos em quatro rodadas da fase de grupos da Copa Sul-Americana e pulou para a segunda colocação no Grupo F, a um ponto do líder Racing-URU.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo no próximo sábado, às 16h, contra o Flamengo, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela sexta rodada do Brasileirão. Pela Copa Sul-Americana, o Timão joga novamente no dia 14, uma terça-feira, às 21h30, contra o Argentinos Juniors, na Neo Química Arena, em São Paulo.

NACIONAL-PAR 0X2 CORINTHIANS

Quarta rodada da fase de grupos da Sul-Americana 2024
Data e horário: 07/05/24, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção (PAR)
NACIONAL-PAR: Antony Silva; Juan Luis Alfaro, Cláudio Nuñez, Blasi e Rivas;  Cáceres (Santacruz Rodas, aos 31’/2ºT) Juan Alfaro (Caballero Fleytas, aos 43’/2ºT), Meza (Gonzalez, aos 31’/2ºT)  e Caballero (Baione, aos 38’/2ºT); Diego Duarte e Allan Gómez Técnico: Victor Bernay
CORINTHIANS: Carlos Miguel; Fagner, Félix Torres, Cacá e Hugo; Paulinho, Breno Bidon e Guilherme Biro (Matheuzinho, aos 12’/2ºT e Giovane, aos 52’/2ºT); Gustavo Mosquito (Yuri Alberto, aos 12’/2ºT), Wesley (Gustavo Henrique, aos 38’/2ºT) e Romero. Técnico: António Oliveira
Árbitro: Angel Arteaga (VEN)
Assistentes: Alberto Ponte e Freaker Colmenares (VEN)
VAR: Rodolpho Carlos Orbe (EQU)
Cartão Amarelo: Meza, Cáceres e Cláudio Nuñez (NAC); Wesley (COR)
Cartão Vermelho: Tiago Caballero, aos 51’/2ºT (NAC)  (GE)