Em alusão ao Maio Furta-Cor, que destaca a saúde mental materna, Rondonópolis vai sediar a primeira Campanha “Ondas Furta-Cor” durante todo o mês, sendo que iniciou no dia 4 e estenderá até o dia 29 de maio – em que serão realizadas várias ações para sensibilizar o público quanto ao tema. Na programação constam palestras, debates em mesas redondas, exposição de fotos e vídeos com o propósito de mostrar a importância de dar vozes às mães e aos diferentes desafios com a maternidade.

“Esse projeto, chamamos de maternidades plurais, porque queremos retratar a vivência de cada mãe. A maternidade tem várias situações e várias realidades, em que cada uma tenta fazer o seu melhor, mesmo diante do momento que está vivendo. Falamos de puerpério, das lutas da mãe quando depara com o seu filho na UTI ou com diagnósticos não esperados pela mãe atípica e, até quando os filhos ganham asas e vem o ninho vazio, entre outras situações. Queremos trazer perspectivas diferentes para que possamos se conectar e nós oferecermos representatividade para elas”, explica a psicóloga e integrante da campanha, Camila Branco.

Uma das ações previstas na programação da campanha, acontecerá no Rondon Plaza Shopping que terão atividades que vão abordar os seguintes temas: “Desafios na maternidade dentro do mercado de trabalho”, “Maternidade e o Coletivo”, “Maternidade Sem Culpa”, “Nasce um bebê, nasce uma mãe” e “Fragilidades e Potenciais na Maternidade”. Já, na Clínica Equilibrium, terá um momento de autoestima com automaquiagem para as mães e na Santa Casa de Rondonópolis ocorrerá uma roda de conversa sobre “Puéperas Maternidade”.

No dia 15 de maio, sob comando da advogada e representante da 1° Subseção da OAB de Rondonópolis, Priscila Raimundi – com apoio do Núcleo de Mulheres ACIR e da Anhanguera Rondonópolis – acontecerá o I Simpósio Saúde Mental Materna, às 17h, que iniciará com a exibição de vídeo sobre “Maternidades Plurais”. Logo, terá o ciclo de debates de mesa redonda com os temas referentes aos direitos das mães e os impactos na saúde mental materna, a saúde financeira e a saúde mental versus economia emocional. Já, as palestras abordarão sobre a autoimagem e sexualidade após o nascimento do filho e a autoestima e autocuidado na rotina das mães.

E no dia 19 de maio, às 15h30, no Casário, mulheres vão unir forças para a Marcha Furta-Cor em prol da saúde mental materna que será um ato simbólico e esperado entre todas as ações realizadas no mês de maio, sendo um evento gratuito, aberto ao público e, caso o interessado queira participar, poderá contribuir com a doação de fraldas infantis RN, P, M e G para a UTI Neonatal da Santa Casa de Rondonópolis.

Mais informações acesse o instragam @ondafurtacor.roo. Participe desta grande oportunidade de formação, sensibilização e atualização sobre a temática da saúde mental materna. Inscrições para o Simpósio, entre em contato no Whatsapp da OAB 66 3426 8433