O projeto “3 Alternativas – Clipes N’Roll” lança neste domingo (05.04) três videoclipes de bandas de rock mato-grossenses. Inédito, o projeto contemplou a produção audiovisual das bandas “O Mormaço Severino”, “Zumbi Suicida” e “Dying Order” e, agora, traz para o palco do Malcom Pub o resultado final.
Os clipes, aliás, não chegam sozinhos. Para marcar a noite, haverá também shows com as três bandas selecionadas.
O objetivo do projeto “3 Alternativas – Clipes N’Roll” é contribuir para a manutenção, expansão e renovação do rock “made in Mato Grosso”. A definição das bandas, conforme os realizadores, seguiu a lógica de fundação e das diferentes gerações que representam, além das vertentes bem diferentes entre elas.
O Mormaço Severino – De 2009, “O Mormaço Severino” é um conceito poético inspirado na cidade de Cáceres, Pantanal de Mato Grosso: mormaço é uma neblina de calor que gera incômodo, sofrimento e, ao mesmo tempo, a inquietude do fazer acontecer; Severino é um brasileiro comum, mas também remete, no nome da banda, a um mormaço muito quente, severo.
A banda se desvincula de uma estética roqueira “padrão” e incorpora instrumentos não usuais para uma formação do gênero. Foi assim que em 2021 “O Mormaço Severino” lançou o seu primeiro álbum, “Cânticos das Ruas Estreitas”, trabalho de estúdio gravado em Cuiabá, com produção musical de Henrique Maluf.
Zumbi Suicida – Fundada em 2014 por acadêmicos de Mato Grosso que buscavam incorporar em seu som referências regionais, expressando opiniões e críticas sobre a sociedade ao seu redor, a banda Zumbi Suicida mescla rock com rap e tem em seus arranjos instrumentos regionais, com uma sonoridade única que os aproxima de suas raízes cuiabanas.
Em 2017, a Zumbi lançou sua primeira demo denominada “Ataque Zumbi”, contendo quatro faixas. Após aquele ano, foram lançados mais quatro singles e dois videoclipes e, como obra mais recente, o grupo conta com o EP “Em Chamas” , lançado em 2024 e disponível nas principais plataformas de streaming.
Dying Order – Representante do thrash metal mato-grossense, a Dying Order foi formada em 2015. O grupo conta com dois discos e um single no currículo, os potentes “Dying Order” (2019), “Acusador” (2021) e “Instinto Primitivo” (2022) que teve como convidada a banda Aggression, de Campo Grande-MS.
Em 2018, a Dying fez um show eletrizante na abertura da banda paulista de Trash/Death Metal Torture Squad. Em 2022, rolaram shows com Tonelada (banda de Dourados-MS), Crypta em sua turnê sul-americana, Ambush (banda sueca). A banda faz sucesso na cena metal do Estado e fora também, pois figura como um importante nome underground do Centro Oeste, participando de vários festivais e, agora, aproveitando a primeira turnê da carreira para levar o poder da cena para fora das terras mato-grossenses.
Realização – O projeto “3 Alternativas – Clipes N’Roll” é uma realização da Associação mato-grossense de Cultura – AMC e conta com produção da Groove Agência Criativa. A ação também tem o patrocínio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso – SECEL-MT e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, além do apoio institucional do Instituto Realize, Instituto Criar, Venari Produções, Container Produções e Malcom Live.
Entrada – O evento no dia 05 de maio, no Malcom Pub, terá entrada social, sendo 1kg de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados posteriormente a entidade que atue com pessoas em situação de vulnerabilidade social.