O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alessandro Borges, afirmou nesta quarta-feira (13.03) que está fase de implantação o sistema para gravação dos treinamentos da corporação.

De acordo com ele, o sistema segue decreto assinado pelo Governo do Estado em março deste ano após o aluno Lucas Veloso Peres, de 27 anos, morrer afogado durante um curso de salvamento na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Borges explicou que a corporação vem se organizando internamente para cumprir todas as diretrizes estabelecidas no decreto, assim como para aquisição dos equipamentos necessários para gravação dos treinamentos.

“Nós já fizemos a regulamentação do decreto do governador. Nós já estamos implantando essa questão também. Nós estamos organizando isso, tem um prazo para isso, tem questão da LGBD, de armazenamento, de comprar todos os equipamentos necessários, nós estamos organizando”, declarou o coronel.

Lembrando que o decreto do Governo estabelece que as gravações deverão ser realizados por meio de sistema que garanta a qualidade, durabilidade e resolução suficientes à identificação das pessoas, do ambiente e das situações objetos de registro.

Importante frisar que a obrigatoriedade de registro audiovisual dos treinamentos de formação também deverão ser realizados no âmbito da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), e das Polícias Militar, Civil e Penal do Estado, “nos casos que envolvam atividades de alto risco, notadamente aquelas de natureza aquática”.

(VGN)