A australiana Noeline Cassettari, que vive em uma fazenda no norte de Sydney, treinou seus animais para fazer truques. O resultado deu tão certo que sua pônei Rose e seu carneiro Beanie bateram um recorde do Guinness World Records por realizarem esses feitos em menos de um minuto.
Mas essas quantidades representam bem menos do que esses animais inteligentes são capazes de fazer em seu repertório. Cada um deles consegue realizar 101 artimanhas diferentes, mas Cassettari escolheu suas manobras mais rápidas para os títulos recordes.
Enquanto Rose sabe “sorrir”, fazer uma reverência, tocar um sino e até mesmo escolher uma carta de baralho, Beanie limpa seus pés, levanta as patas dianteiras, gira e atravessa um bambolê.
Cassettari recompensa seus mascotes com seus petiscos favoritos – cenouras picadas para a pônei e ração para Beanie – e eles se divertem realizando seus truques.
Esperta, Rose tenta “sorrir” para os visitantes da fazenda na esperança de que eles tenham uma cenoura sobrando. A pônei entrou na vida da dona há 21 anos, depois que ela descobriu a existência de cavalos em miniatura.
“Eu morava no meio dos subúrbios. Não demorou muito para que eu comprasse Rose ainda potra e encontrasse estábulos próximos onde pudesse alojá-la”, recorda Cassettari, em comunicado do Guinness.
A mulher, que trabalha com animação e ilustração e já criou imagens para muitos livros sobre animais, visitava a pônei antes e depois do trabalho todos os dias. Ela levava Rose para passear pela vizinhança nos fins de semana e viu outras pessoas treinando seus cavalos, mas sentiu que não parecia que os animais estavam se divertindo.
Uma amiga de Cassettari, a norte-americana Megan Reimann, cuja vaca chamada Ghost detém o recorde de mais truques executados por uma vaca em um minuto, inspirou-a a tentar treinar seus animais.
Em pouco tempo, a pônei Rose já sabia sentar, subir em um pedestal e fazer muitos outros truques inteligentes. Já Beanie também foi aprendendo, embora o truque de sentar tenha sido sua maior dificuldade.
O carneiro é cuidado por Cassettari desde que ele tinha 3 meses de idade e foi um dos primeiros da raça Valais Blacknose (Ovis aries) nascido na Austrália. “Acho que Beanie é um bom exemplo de como os carneiros Valais podem ser animais de estimação maravilhosos”, afirma a dona, acrescentando que o carneiro completou seu recorde antes do segundo ano de vida dele.
“Apesar da crença popular de que os carneiros são burros e estúpidos, acho que Beanie provou o contrário!”, observa a australiana. “Ele tem uma memória muito boa e sempre se lembra da manobra que fizemos no dia anterior.”
Cassettari jura que o carneiro até lembra dos truques melhor do que ela. “Ele aprendeu todos os mesmos truques que os cães, num períodosemelhante”, compara. “Aprender truques o deixou muito confiante. Ele fica feliz em experimentar coisas novas e fica relaxado perto das pessoas.”
Além de Beanie e Rose, a australiana vive na fazenda com outros animais que realizam truques: o carneiro Jacket, a égua em miniatura Thumbelina, as minijumentas Chelsea e Cindy, a lhama Cadbury e os minibois e vacas Ebony, Coco, Minnie, Saxon e Hooray.
Depois de se inspirar em sua amiga Megan, Cassettari diz que agora planeja participar de uma competição entre bichos de fazenda recordistas. Todos tentarão bater os recordes uns dos outros. Sua vaca em miniatura, Ebony, já está praticando para o recorde atualmente detido por Ghost.
(Redação Galileu)