“Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você. Bullying não é brincadeira”, o alerta foi dado pelo promotor Miguel Slhessarenko Jr, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), durante palestra para os alunos do Colégio Notre Dame de Lourdes (CNDL), dentro da programação das atividades de Combate ao Bullying e Cyberbullying, realizada pela instituição desde os primeiros dias de abril.
Todos os alunos do 5º ano ao ensino médio acompanharam a palestra que esclareceu informações sobre bullying e cyberbullying, alertou sobre as consequências, além de mostrou formas de como evitar e combater ações de intimidação, exclusão e humilhação. “Toda atitude que causa constrangimento a outro pode ser considerada bullying, isso deve ser combatido por todos, a conscientização é essencial”, defendeu o promotor.
Os estudantes participaram ouvindo com atenção as orientações e fizeram perguntas para esclarecer as dúvidas que surgiram.
“Queremos que nossos alunos saibam que, aqui, eles têm automina e liberdade para relatar tudo que possa incomodá-los. Serão ouvidos com acolhimento e a segurança de que respeitaremos o sigilo”, garantiu a diretora do CNDL, Irmã Marluce Almeida.
Hoje (11), às 19h, será realizada outra palestra, desta vez para pais e alunos, com orientações sobre a criminalização do bullying e do cyberbulling. A palestrante será a advogada Tatiane Barros Ramalho, presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT, especialista em Direito Penal e em Direito de Família e Sucessões.
Além das palestras, o Colégio realizou várias atividades no dia-a-dia dos alunos, com orientações, conversas, divulgação de faixas e outros materiais. “O envolvimento dos alunos têm sido ótimo, estamos muito felizes”, disse a Irmã Marluce.