Flamengo venceu o Palestino por 2 a 0 neste quarta-feira no Maracanã e assumiu a liderança do Grupo E da Libertadores. Num primeiro dominante, Pedro fez um golaço aplicando um lençol no goleiro Rigamonti. Na segunda etapa, a equipe de Tite teve mais dificuldades, cedeu chances de empate ao time chileno, mas fechou o resultado com um gol de bola parada do zagueiro Léo Ortiz, que fez sua estreia pelo Flamengo.

Domínio no primeiro tempo

Flamengo dominante na primeira etapa. Desde o início, a postura do time da casa era de se postar no campo de ataque, pressionar com a bola e não deixar o adversário jogar, quando perdia a posse. A equipe chilena também não apresentava resistência. Cebolinha e Ayrton Lucas tinham muita liberdade no lado esquerdo do ataque e, por ali, o Flamengo criou diversas chances de finalizar.

Em uma delas saiu o primeiro gol. O lateral soltou uma bomba que desviou no marcador e sobrou para Pedro aplicar um lençol no goleiro e marcar de cabeça. Houve várias outras oportunidades. Pedro, Léo Ortiz e Cebolinha empilharam finalizações de risco, mas Rigamonti fez grandes defesas. A equipe chilena teve duas chances de contra-atacar. Em apenas uma, Véjar entrou na área rubro-negra livre e chutou no meio, para defesa de Rossi.

Flamengo leva sustos na etapa final

Com seu artilheiro Carrasco, que começou no banco, entrando na etapa final, o Pàlestino começou a dar trabalho e obrigar Rossi a fazer boas defesas, como em lance de Ceza. Como o Flamengo voltou sonolento e arriscando apenas chutes de fora da área (sem perigo para os chilenos),  torcida pediu Bruno Henrique, que entoru aos 26. Aos 31, BH começou a jogada que Pedro marcou, mas este tento foi anulado. Aos 38, veio, enfim o desafogo. Lorran, que tinha acabado de entrar, cobrou escanteio e o estreante Léo Ortiz mandou para a rede. Enfim, Mengo 2 a 0. Mas deixou a desejar.

Na próxima rodada, o Flamengo visitas o Bolívar, em La Paz, no dia 24/4. Já o Palestino receberá o Millonarios, no dia 25.

Tabela

Com a vitória, o Flamengo chegou a 4 pontos e assumiu a ponta do Grupo E, ao menos, momentaneamente. Isso porque o Bolívar, que tem três pontos, ainda vai jogar nesta quinta-feira, contra o Millonarios, em La Paz. Dependendo do resultado, a equipe carioca pode ser ultrapassada.

Imbatível em casa

Flamengo ostenta sequência de 15 vitórias jogando em casa na Libertadores. Ao todo, são 27 jogos sem ser derrotado em suas dependências, de acordo com o Espião Estatístico. A última derrota foi por 1 a 0 p/o Peñarol, em 3 de abril de 2019. (GE)

FLAMENGO 2X0 PALESTINO-CHL

Segunda rodada da fase de grupos da Libertadores-2024
Data
: 10/04/2024
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Público presente: 58.597
Público pagante: 55.417
Renda: R$ 2.127.950,25
FLAMENGO: Rossi; Varela (Viña, 35’/2ºT), Leo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz (Allan, 26’/2ºT) e Arrascaeta (Lorran, 38’/2ºT); Luiz Araújo (Bruno Henrique, 26’/2ºT), Everton Cebolinha  (Victor Hugo, 35’/2ºT) e Pedro. Técnico: Tite.
PALESTINO: Cesar Rigamont; Benjamín Rojas, Antonio Ceza, Cristian Suárez e Dilan Zúñiga; Nicolás Linares, Vejár (Palácio, Intervalo) e Misael Dávila (Cornejo, 15’/2ºT); Abrigo (Chamorro, 34’/2ºT), Jhonatan Benítez (Carrasco, Intervalo) e Gonzalo Sosa (Marabel, 28’/2ºT). Técnico: Pablo Sanchez.
Gols: Pedro, 21’/1ºT (1-0); Léo Ortiz, 38’/2ºT (2-0)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares
: Gabriel Chade (ARG) e Sebastian Raineri (ARG)
VAR: German Delfino (ARG)
Cartões amarelos: Pulgar, De La Cruz (FLA); Linares, Rojas, Ceza, Cornejo (PAL) (Jogada 10)