O vereador Luis Claudio (PP) apresentou o projeto de lei 22/24, que dá o nome de Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Profª Lidioliria Santana à unidade escolar localizada na Avenida Principal do Residencial Nico Baracat, na Regional Sul da capital.
Luis Claudio justificou a iniciativa como uma forma de reconhecer o legado e a história de vida de Lidioliria Santana, que se destacou pela garra, determinação, superação e dedicação à educação cuiabana.
A escolha do nome foi uma sugestão da comunidade escolar, que quis preservar a memória de uma importante profissional da educação que atuou no município. A professora Lidioliria Santana nasceu em Guiratinga, no interior de Mato Grosso, e se formou em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela trabalhou na rede pública estadual e municipal de ensino, sendo diretora da Escola Municipal de Educação Básica Augusto Mário Vieira por dez anos.
“Além da carreira profissional, Lidioliria Santana é lembrada por sua generosidade, ética, dedicação à família e resiliência diante dos desafios pessoais. Seu legado vive não apenas nas salas de aula, mas na vida de cada aluno que teve a sorte de ser tocado por sua sabedoria e bondade”, justificou o vereador.
A unidade irá atender a segunda infância, crianças na faixa etária de 4 e 5 anos e Ensino Fundamental do 1º ao 4º Ano. São 8 salas de aulas de 46,86 m² com possibilidade de ampliação. O bloco de salas de aula será de módulos de painel isotérmico, de rápida construção e capacidade para cerca de 480 estudantes, nos dois períodos. O projeto de lei foi protocolado pelo vereador no dia 16 de fevereiro de 2024 e segue em tramitação na Casa de Leis.