A Copa do Brasil já conhece os 32 clubes que irão disputar a terceira fase. Desse total, mais da metade (59,3%) pertence a Série A do Campeonato Brasileiro.
Afinal, das 20 equipes que compõem a elite nacional em 2024, apenas o Cruzeiro estará ausente, uma vez que foi eliminado ainda na fase inicial da competição pelo Sousa-PB, em uma das poucas zebras que apareceram até aqui.
Vale ressaltar, porém, que dos 19 times da Série A que irão disputar a terceira fase da Copa do Brasil, dez vão entrar na competição a partir de agora.
Casos de Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Red Bull Bragantino, Fluminense, São Paulo (que vêm da Libertadores), Athletico-PR (via Brasileiro do ano passado) e Vitória (campeão da Série B em 2023).
Por outro lado, Corinthians, Fortaleza, Internacional, Bahia, Atlético-GO, Cuiabá, Vasco, Juventude e Criciúma tiveram que suar a camisa nas duas etapas anteriores.
Pela Série B, oito representantes seguem na Copa do Brasil (25% do total), sendo que apenas Ceará e Goiás terão o privilégio de entrarem já na terceira fase, graças aos títulos da Copa do Nordeste e Copa Verde do ano passado.
Ambos se juntam a Sport, CRB, Operário-PR, Brusque, Amazonas e Botafogo-SP que conseguiram seguir vivos desde a primeira fase.
Com isso, serão apenas cinco os representantes das divisões mais inferiores do futebol nacional (15,6% do total). Sendo dois representantes da Série C (Sampaio Corrêa e Ypiranga-RS) e três da Série D (América-RN, Águia de Marabá e Sousa-PB).
Vale ressaltar que os confrontos da terceira fase serão definidos via sorteio da CBF (veja os potes aqui), com os jogos, a partir de agora, acontecendo em ida e volta. A ordem dos mandos também será conhecida em sorteio.
A cota de premiação para se chegar às oitavas de final da Copa do Brasil será de R$ 3,465 milhões, independentemente da divisão nacional do time classificado (veja tabela com todos os valores abaixo).
(GE)