As unidades especializadas da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) ofertam, entre esta terça e quinta-feira (12 a 14.03), diversos atendimentos aos moradores de Querência (a 765 km de Cuiabá) por meio do projeto “Ir para Incluir”.

Entre os serviços disponibilizados estão: coleta de sangue, cadastro de doadores de medula óssea, avaliação para concessão de cadeiras de rodas ou outros meios de locomoção e orientação de saúde bucal às Pessoas com Deficiência (PCD). Também haverá capacitação e treinamentos sobre saúde bucal, e mental e hanseníase para servidores da saúde municipal.

Os serviços serão ofertados das 7h às 11h e das 13h às 17h na Avenida Central de Querência, nº 240, setor A (ao lado do Centro de Saúde).

Para o atendimento, é necessário documento oficial com foto (RG ou CNH), CPF e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O projeto ‘Ir para Incluir’ facilita o acesso aos serviços especializados que são ofertados pela SES em Mato Grosso. Uma parte das nossas unidades especializadas se desloca até o usuário que está no interior do Estado. Queremos incluir a todos por meio deste trabalho itinerante”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Durante os três dias de atendimento, a carreta do MT Hemocentro estará estacionada nas proximidades do Centro de Saúde. Na unidade móvel, será feita a coleta de sangue de doadores voluntários e o cadastro para doação de medula óssea.

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) realizará o treinamento, a orientação e supervisão do atendimento odontológico às pessoas com deficiência previamente agendadas. Já o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) realizará a análise para futura concessão de cadeira de rodas ou outros meios de locomoção, além da entrega de materiais.

Conforme o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, a expectativa é de que sejam realizados cerca de 250 atendimentos durante os três dias de ação no município.

“Somente em 2023, percorremos sete municípios e atendemos cerca de 2,5 mil pessoas. Nossa proposta é ampliar esse número para incluir todos que precisam de atendimento especializado”, destacou o secretário.