A Polícia Federal prendeu 18 garimpeiros em flagrante durante sete dias de combate à extração ilegal de ouro em garimpos situados no município de Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá). As ações foram realizadas na Mina do Bananal e Mina do Ernesto e foram concluídas no último sábado (2). Vídeos registrados pelos agentes mostram parte das apreensões e fechamentos dos pontos.

De acordo com a PF, os trabalhos ocorreram em uma região de mata para alcançar os pontos de usurpação de matéria-prima da União por extração ilegal de ouro.

No início das ações, em 26 de fevereiro, os policiais federais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com munições explosivas aditivadas com nitrado de amônio. No local, foram apreendidos 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos em flagrante.

Já na Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos “tipo aluvião”, com a utilização de uma pá-carregadeira que foi apreendida pela PF e será destinada a órgãos de segurança pública. No local, foram destruídas duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga, um moinho de garimpagem, além de diversas barras de ferro e ferramentas manuais.

Ainda foram inutilizados cerca de 400 litros de diesel e apreensão de dois frascos contendo mercúrio.

Após o encerramento das atividades nos campos, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.

O principal objetivo é descapitalizar as organizações criminosas que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, gerando  enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

VEJA VÍDEOS

(HNT)