O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) escolheu os advogados Abel Sguarezi, Flaviano Taques e Hélio Nishiyama para compor a lista tríplice à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Nishyama encabeça a relação e teve o total de 28 votos na Corte. Os nomes serão submetidos ao governador Mauro Mendes (UB), responsável por nomear um deles para a vaga oriunda do Quinto Constitucional.
Apesar dos esforços da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para incluir uma mulher na lista, as advogadas Juliana Zafino, mais bem votada dentre os advogados, Dinara de Arruda Alves e Glaucia Amaral ficaram de fora da lista.
Nishiyama se popularizou em Mato Grosso ao defender causas do casal Mauro e Virginia Mendes e atuar como auxiliar de acusação no caso do assassinato da jovem Isabela Guimarães Ramos, aos 14 anos, vítima de tiro disparado por uma amiga da mesma idade, dentro da casa da atiradora, em condomínio de luxo da Capital. O advogado atuou em nome de Patrícia Helen Guimarães Ramos, mãe da vítima.
(HNT)