O Botafogo fechou a contratação de Pablo, zagueiro do Flamengo. As negociações entre os clubes pelo atleta de 32 anos estavam avançadas e as partes se entenderam, e o acerto foi oficializado na noite desta quinta-feira. Pablo assinou um empréstimo válido por uma temporada e sem opção de compra.

O Botafogo pagará 74% dos salários de Pablo. A multa para que o zagueiro enfrente o Rubro-Negro é de R$ 2 milhões, e o jogador pode ser vendido a qualquer momento. Caso ele seja vendido durante o período de cessão, o Alvinegro terá direito a uma pequena taxa de vitrine.

O Alvinegro demonstrou interesse em Pablo na reunião entre John Textor, proprietário da SAF do clube, com Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, em Orlando, no último sábado. O encontro também serviu para o norte-americano colocar uma proposta na mesa por Matheuzinho, mas o lateral-direito não quer atuar no rival.

O Corinthians também tinha interesse em Pablo e chegou a fazer uma proposta ao zagueiro. A boa relação entre os dirigentes de Botafogo e Flamengo, contudo, pesou para a decisão ser favorável ao Alvinegro do Rio de Janeiro.

Pablo chegou ao Flamengo em 2022, contratado ao Lokomotiv, da Rússia. Com passagem pela seleção brasileira com Tite e grande destaque na campanha do heptacampeonato brasileiro do Corinthians, em 2017, o maranhense chegou à Gávea com muita moral, mas não conseguiu se firmar.

Embora não tenha conseguido uma sequência como titular, Pablo deixa o Rubro-Negro com dois títulos de peso no currículo, a Libertadores e a Copa do Brasil. Pablo se apresenta ao Botafogo nesta sexta-feira.

Revelado pelo Ceará, Pablo tem passagens por Grêmio, Ponte Preta, Corinthians, onde se destacou e foi campeão brasileiro em 2015, Bordeaux-FRA, Lokomotiv-RUS e Flamengo. No Rubro-Negro, ele fez 47 jogos desde 2022.

É a sétima contratação do Alvinegro na temporada 2024. Antes, o Alvinegro havia se reforçado com o goleiro John, os zagueiros Alexander Barboza e Lucas Halter e os atacantes Jeffinho, Savarino e Luiz Henrique. (GE)