Maior vencedor da Copinha, o Corinthians está em mais uma final da principal competição de base do país. Na noite desta segunda-feira, o Timãozinho, que já venceu o torneio dez vezes, não tomou conhecimento do Novorizontino e, com um gol hat-trick do centroavante Arthur Sousa, fez 3 a 0 na equipe do interior para se garantir na decisão para enfrentar o Cruzeiro, que mais cedo eliminou o Flamengo (2 a 1).
A noite do camisa 9
Referência do Timãozinho no ataque, o centroavante Arthur Sousa foi o nome do jogo. O jogador anotou um hat-trick com dois golaços e demonstrou muito poder de finalização em Itaquera. A conta poderia ser ainda maior, já que ele marcou outro gol no confronto, porém bem anulado pelo VAR por irregularidade no início da jogada. No fim, o garoto dedicou os gols à namorada e aos familiares que estiveram nas arquibancadas da Neo Química Arena.
Os 45 minutos iniciais da semifinal da Copinha foram de bom futebol para ambos os lados. O confronto começou enroscado, com muita marcação de ambos os lados, mas aos poucos o Corinthians foi se soltando e abrindo espaços na defesa do Novorizontino. O gol saiu dos pés de Arthur Sousa, de letra, depois de uma linda jogada individual de Kayke, que passou por três defensores antes de tocar para o centroavante.
Logo na sequência, o camisa 9 marcou outro, porém o VAR entrou em ação e anulou o lance por irregularidade no início da jogada. Com o Timãozinho na frente, o Novorizontino se lançou ao ataque e empurrou o time da casa para seu campo. Nos acréscimos, a equipe do interior acertou o travessão, duas vezes, com Galo em cobrança de falta e Canela, de cabeça, no rebote.
No segundo tempo, o Corinthians demonstrou maturidade e, com paciência e toque de bola, minou a possibilidade de crescimento do Novorizontino na partida e fechou a conta na Neo Química Arena. O segundo gol nasceu de um erro de saída do Novorizontino no campo de defesa. O lateral Vitor Meer roubou a bola no ataque e cruzou na medida para Arthur Sousa dominar no peito, girar o corpo e fazer outro belo gol em Itaquera. No fim, o meia Breno Bidon deu um chapéu em seu marcador e cruzou na medida para Arthur Sousa, de novo, balançar a rede adversária.
A decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior será disputada entre Corinthians e Cruzeiro na próxima quinta-feira (aniversário da capital paulista). Tradicional palco da decisão do torneio de base, o estádio do Pacaembu está em reformas e não poderá sediar a final. Com isso, o jogo será disputado na Neo Química Arena – a casa do Timão. O horário ainda será confirmado pela Federação Paulista. (GE)