O atacante Erling Haaland, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O norueguês somou 209 pontos e ficou à frente do francês Kylian Mbappé (105) e do argentino Lionel Messi (85). O único brasileiro a figurar entre os 10 melhores pela entidade foi o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, que ficou em nono lugar.

O Manchester City, que conquistou a tríplice coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra) e o Mundial de Clubes, é o time com mais representantes no top 10. O espanhol Rodri foi o quarto, o belga Kevin de Bruyne, o sexto, e o português Bernardo Silva, o oitavo.

Jude Bellingham, eleito melhor jogador jovem pela premiação do Bola de Ouro, também teve destaque na lista. O inglês ficou em quinto pelo desempenho no Borussia Dortmund e, atualmente, no Real Madrid. Harry Kane e Lautaro Martinez também foram citados entre os dez melhores do mundo.

Qual a diferença entre melhor do mundo da IFFHS, The Best da Fifa e Bola de Ouro?

A IFFHS criou seu prêmio de melhor do mundo em 1988. O primeiro a receber a honraria foi o atacante holandês Marco Van Basten, que repetiu o feito no ano seguinte. O meia alemão Lothar Matthaus ficou com o título em 1990. A Federação afirma que, atendendo um pedido do então presidente da Fifa, Joseph Blatter, deixou a escolha à cargo da entidade que comanda o futebol mundial.

Em 2020, a IFFHS decidiu retomar sua premiação. O atacante polonês Robert Lewandowski foi o vencedor nas edições de 2020 e 2021, e Messi ficou com o título em 2022. A premiação ainda difere da Bola de Ouro, organizada pela revista France Football e vencida por Messi em 2023. O The Best 2023, da Fifa, tem cerimônia marcada para 15 de janeiro.

CONFIRA OS 10 MELHORES DO MUNDO EM 2023 PELA IFFHS

  1. Erling Haaland (Noruega), do Manchester CIty
  2. Kylian Mbappé (França), do PSG
  3. Lionel Messi (Argentina), do PSG/Inter Miami
  4. Rodri (Espanha), do Manchester City
  5. Jude Bellingham (Inglaterra), do Borussia Dortmund/Real Madrid
  6. Kevin de Bruyne (Bélgica), do Manchester City
  7. Harry Kane (Inglaterra), do Tottenham/Bayern de Munique
  8. Bernardo Silva (Portugal), do Manchester City
  9. Vinicius Jr. (Brasil), do Real Madrid
  10. Lautaro Martinez (Argentina), da Inter de Milão]

(Estadão)