O Instituto de Meteorologia de Mato Grosso (Inmet) emitiu um alerta, nesta segunda-feira de Natal (25), de risco potencial para chuvas intensas em diversas cidades do estado. Cuiabá está na lista dos municípios afetados. Apesar disso, a máxima para a semana é de 37 graus.

De acordo com o Inmet, o alerta vai até o fim da manhã de terça-feira (26). A expectativa é que a chova entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

Apesar do baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, o instituto orienta que as pessoas evitem o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o “temporal”, e que em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

A previsão para Cuiabá é que na terça-feira (26) o sol apareça em meio a muitas nuvens carregadas. A possibilidade de pancadas de chuva está prevista para todo o dia. A máxima deve ficar em 36 graus e a mínima em 27 graus.

Na quarta-feira (27) e quinta-feira (28) a situação se repete. Máxima de 36 graus e pancadas de chuva durante todo o dia.

Já na sexta-feira (29), a máxima aumenta um pouquinho e chega na casa dos 37 graus. O céu fica encoberto com muitas nuvens e pancadas isoladas de chuva durante todo o dia.

Veja algumas das cidades inseridas no alerta:

Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Paraguai, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Araputanga, Arenápolis, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Carlinda, Castanheira, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Glória D’Oeste, Guarantã do Norte, Guiratinga, Indiavaí, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juara, Juína, Juruena, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Mirassol d’Oeste, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré e Nova Olímpia. (Repórter MT)