Arrascaeta, De la Cruz e…Matias Viña. O Flamengo se movimenta no mercado atrás de mais um uruguaio para seu elenco. Entre muitas ofertas devido a demanda, o clube definiu o ex-jogador do Palmeiras como alvo para a lateral esquerda e já abriu conversas para uma negociação em três pontas que envolve também os italianos Sassuolo e Roma.
Campeão paulista, da Copa do Brasil e da Libertadores de 2020 pelo Palmeiras, o lateral-esquerdo pertence ao clube romano e está emprestado ao Sassuolo até o final da temporada 2023/24. O passo inicial das conversas passa pela liberação imediata da equipe para depois tratar dos valores para uma compra com a Roma, e a diretoria rubro-negra trata direto com os representantes de Viña para tentar a liberação.
O nome conta com a aprovação de Tite, mas o Flamengo é comedido na condução do processo. Ciente de que qualquer tentativa de compra depende da aprovação do Sassuolo, o clube trabalha para convencer o lateral uruguaio a ajudar na conversa com o clube que ocupa a 15ª colocação na liga italiana. Viña soma 16 partidas pela equipe e foi titular em 13 das 16 rodadas da Série A.
Em agosto de 2021, a Roma pagou 13 milhões de euros (R$ 80 mi na cotação da epoca) para tirar o jogador do Palmeiras e assinar até meado de 2026. Viña foi titular com 37 partidas na primeira temporada pela equipe romana, sendo campeão da Conference League, mas perdeu espaço na reta final da temporada com José Mourinho e foi emprestado ao Bournemouth, da Inglaterra.
Com a saída de Filipe Luís, o Flamengo está no mercado em busca de um lateral-esquerdo, mas é precavido diante da tempestade de nomes que são oferecidos por empresários. Vinã é o preferido de momento, apesar de o clube entender que a situação com o Sassuolo é um primeiro passo complicado diante da titularidade incontestável. Por outro lado, entende que a visibilidade no cenário sul-americano é um trunfo para um jogador que tem sido muito utilizado por Marcelo Bielsa na seleção do Uruguai.
Até o momento, o Flamengo já acertou a contratação de outro uruguaio, Nicolas De la Cruz, e tem conversas caminhando por Léo Ortiz, do Bragantino, para a zaga. O clube negocia ainda com Gustavo Scarpa e mira ao menos dois laterais no mercado, um para cada lado da linha defensiva. Na esquerda, o alvo de momento é Viña. (GE)