A Conmebol divulgou na última segunda-feira a atualização do seu ranking, com a presença ao todo de 281 clubes, dos dez países membros da entidade, além de equipes mexicanas, que disputaram a Libertadores e Sul-Americana, entre 2000 e 2016, e do DC United, dos Estados Unidos, que participou da Copa Sul-Americana em 2005 e 2007.
O Cuiabá está incluso no ranking ocupando a 142ª colocação na classificação geral. Entre os brasileiros, o Dourado é o 24º melhor time, segundo o ranking. O time cuiabano aparece à frente do Coritiba e de times como o Vitória, Criciúma e Juventude que retornaram à elite este ano. Por outro lado, o Cuiabá está atrás de Bahia, Chapecoense, Goiás e Sport que hoje estão na Série B. Até o São Caetano que está sem divisão aparece à frente dos mato-grossenses (veja lista abaixo).
O Brasil é o país com mais times listados: 41 ao todo. Com 13 estados e as cinco regiões representadas. Clubes que, em 2024, estarão espalhados nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Ou sequer terão calendário nacional a disputar.
Para a elaboração do seu ranking, a Conmebol leva em consideração dois fatores: desempenho na Libertadores e na Sul-Americana nos últimos 10 anos (com peso maior para as edições mais recentes), e coeficiente histórico (pontuação atribuída às participações nas duas competições entre 1960 e 2013). Os campeões nacionais também recebem 50 pontos de bonificação.
Sendo assim, o Palmeiras ultrapassou o River Plate e assumiu o primeiro lugar da lista, com 9.532,6 pontos. Já o Flamengo perdeu uma posição e agora é o quarto, atrás do Boca Juniors.
Ainda dentro do top-10 geral, aparecem Atlhetico (6º), Grêmio (7º) e São Paulo (9º). Atual campeão da Libertadores, o Fluminense é o 12º colocado, logo atrás do Internacional (11º).
Rebaixado para a Série B pela primeira vez na história, o Santos está na 15ª posição, uma atrás do Atlético-MG. Na 22ª posição, o Corinthians completa o top-10 entre os clubes brasileiros.
Do Cruzeiro ao Bangu
Por conta do coeficiente histórico, a Conmebol atribui pontos a todas as equipes que disputaram, ao menos uma vez, alguma das suas competições.
Assim, o Cruzeiro, que não participa de um torneio internacional desde 2019, mas que possui dois títulos da Libertadores e dois vices, ainda aparece na 33ª colocação, tendo mais pontos relacionados à participação histórica (1.160,8) do que pela performance nos últimos dez anos (1.099).
Última Libertadores do Cruzeiro foi em 2019, quando foi eliminado pelo River Plate, nas oitavas
Já o Fortaleza, atual vice-campeão da Copa Sul-Americana e presente nas duas últimas Libertadores, aparece na 39ª posição do ranking, com 1.727,5 pontos. Todos atribuídos no campo da ” performance nos últimos dez anos”.