Contratado pelo Corinthians para chefiar o departamento de análise de mercado, que vai contar com mais dois profissionais em 2024, Thiago Gasparino vem trabalhando de forma ativa no novo departamento de futebol do Timão, chefiado pelo diretor de futebol Rubens Gomes, o Rubão.
Alçado a um patamar elevado de importância pelo presidente Augusto Melo,o analista de mercado definiu com Mano Menezes uma lista de jogadores que possuem potencial para reforçar o Corinthians na próxima temporada. E, diante de seus parâmetros, tem vetado atletas oferecidos.
Foi o caso do meia argentino Emmanuel Martínez, de 29 anos, que disputou o Brasileirão pelo rebaixado América-MG.
Na visão da nova diretoria, o Timão não deverá mais contratar jogadores por indicação de treinador ou avaliação exclusiva de diretoria. O clube garante que um jogador só será contratado caso se encaixe no padrão exigido pelo departamento de análise.
Com um gol marcado e nove assistências em 62 partidas em 2023, o jogador foi oferecido ao Corinthians, mas não sei encaixou nos critérios exigidos por Thiago Gasparino, que computa minutos jogados, participações em gols e outros critérios dentro e fora de campo.
O próximo executivo de futebol, portanto, precisará aceitar o novo padrão de contratações, o que hoje tem sido um entrave para a diretoria. Após a recusa de Rodrigo Caetano, o Timão avalia outros nomes.
A presença deste departamento de scouting, aliás, coexistirá com o Cifut, um setor de análise de desempenho criado em 2015 dentro do CT Joaquim Grava, que já teve Fernando Lázaro como principal nome e que hoje é chefiado por Raony Thadeu.
O Cifut, em 2024, será responsável só pela análise dos jogos do Corinthians e da preparação dos enfrentamentos dos adversários do Timão
fonte: GE